Novembro é da Vitória Régia
Há um ano ostentando o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife, a 46ª Festa da Vitória Régia passa a reinar na zona norte da cidade nos próximos dias 8, 9 e 10 deste mês. O evento de rua da Paróquia de Casa Forte celebra a solidariedade e a cultura pernambucana desde 1978 de forma ininterrupta. Idealizada por fiéis e amigos da Igreja e posteriormente aprovada pelo pároco de então, o padre Edwaldo Gomes ela foi concebida para arrecadar dinheiro capaz de assegurar a manutenção das obras sociais voltadas para ajudar a quem precisa de ajuda. Como é o caso, entre outros, da Casa da Criança Marcelo Asfora que se propõe a transformar vidas por meio da educação. Nela. pouco mais de cem meninos e meninas recebem de graça carinho, assistência alimentar, médica, psicológica, religiosa e educacional.
A Festa da Vitória Régia é dirigida a público heterogêneo. Agrada do baby ao idoso, além de atender gostos os mais variados possíveis. Este ano, o traçado do evento estabelece divisão dos polos Baby, Infantil e Boteco com dois palcos para shows: Boteco e Cultural. Por eles desfilarão manifestações artísticas regionais que enaltecem a cultura pernambucana que é considerada como a grande riqueza do Estado. A abertura da FVR será na sexta-feira, dia 8, às 18h10 no Palco Cultural com a apresentação teatral da meninada da Casa da Criança. Depois virão a dança do Pastoril e a música levada por bandas e pelo cantor Benil. No sábado, o show maior é de Silvério Pessoa. Todos os dias tem frevo, maracatu, coco, forró e rock and roll.
O domingo é especial. A programação do último dia tem como alvo principal a criançada. Começa mais cedo, a partir das 8h para tudo terminar às 18h. A ordem é brincar, pintar o sete, ouvir e contar histórias da melhor maneira possível. Independente de faixa etária, no entorno da Praça tem barracas instaladas para servir almoço e jantar, fazer lanchinho e compras outras. Como foi no passado, a meta da 46ª Festa da Vitória Régia estipulada pelo pároco de Casa Forte, padre Fábio Paz “é de mais uma vez promover o congraçamento, fazer o bem e trabalhar para ajudar ao próximo menos afortunado”.
Redação com assessoria Foto: divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br