Tribunal de Justiça promoverá duas mulheres a desembargadoras esta segunda-feira
O Tribunal de Justiça de Pernambuco, um dos mais resistentes do país à aceitação de mulheres como desembargadoras – das atuais 52 vagas de desembargadores só duas são ocupadas por mulheres – promoverá esta segunda-feira duas juízas a desembargadoras, acatando resolução do Conselho Nacional de Justiça que estabelece paridade de gênero em abertura de novas vagas na corte.
É o que está acontecendo em Pernambuco onde o TJ aumentou suas vagas para 58 e ficou estabelecido que duas vagas são de mulheres. As juízas a serem promovidas o serão por merecimento. Mesmo passando a contar com 4 desembargadoras o TJ-Pe, que tem 202 anos de criado por Dom João VI, passará a contar com menos de 10% das vagas ocupadas pelo sexo feminino.
Para que a paridade de gênero seja acelerada será necessário um compromisso dos desembargadores em escolher mulheres para as chamadas listas sêxtuplas através das quais são escolhidos os desembargadores que preencherão vagas por aposentadoria dos membros da corte.
Até agora essas listas são quase todas formadas por homens, selecionados pelos próprios desembargadores , não dando chance aos governadores de optar por uma mulher. Cabe ao governador escolher nas listas um nome para preencher cada vaga aberta.
Redação Blogdellas Foto: arquivo
E-mail:redacao@blogdellas.com.br