Dia de Finados: enfrentar dor do luto requer cuidados com a saúde mental
Lidar com a perda de um ente querido, é um desafio para muitas pessoas. Depois da morte de um parente ou amigo, quem permanece enfrenta o processo de luto. O momento é segmentado em cinco fases. O estágio inicial é a negação e o isolamento, seguido de raiva, negociação, depressão e, finalmente, a aceitação. Cada indivíduo reage de maneira distinta, e conforme sua trajetória de vida, suporte social, estado de saúde mental e entendimento do seu próprio processo, a superação pode ser mais ágil para alguns do que para outros. Por isso, a intensidade do luto depende de como o indivíduo enfrenta as circunstâncias com o processo de cuidado e fortalecimento, é o que explica o psicólogo e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Aluísio Soares.O fortalecimento por meio da rede de apoio, cuidados com a saúde mental, como processo psicoterapêutico e investimento em atividades de lazer e autocuidado, são meios para passar por este momento. “Não existe uma receita de bolo para enfrentar o luto, mas, sim, uma manutenção de uma perspectiva de vida direcionada para o enfrentamento cuidadoso e acolhedor deste processo”, ressalta. O psicólogo lembra que o estágio de aceitação, proposto por esta fase específica, traz reflexões sobre a aceitação do processo de morte e finitude. “ È evidente a reflexão sobre o fluxo natural da vida e a importância de aproveitá-la ao máximo possível, com responsabilidade e autocuidado, compreendo que nossa experiência de vida depende da forma como enxergamos o mundo”, conclui.
Voluntários oferecerão abraços neste Dia de Finados em cemitérios de Pernambuco
Neste sábado (2), um grupo de voluntários irá realizar a ação “Bonde do Abraço” em nove cemitérios públicos de Pernambuco, um serviço de acolhimento emocional para quem busca amparo e solidariedade nesta data de homenagens e lembranças. A iniciativa contará com a participação de voluntários do Grupo Zelo/Memorial SAF identificados com a frase “Quer um abraço?”, que estarão posicionados em locais de maior fluxo nas necrópoles para oferecer conforto emocional de forma receptiva e respeitosa. O “Bonde do Abraço” foi pensado para criar um ambiente acolhedor, onde as pessoas possam se sentir apoiadas ao visitar seus entes queridos.Os voluntários vão estar no Recife e nas cidades de Amaraji, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.
Final do Duelo Estadual de MCs Agita a Livraria do Jardim neste Sábado
A Batalha da Escadaria é um renomado evento de hip hop pernambucano, onde MCs se enfrentam em disputas de rimas e improviso. Neste sábado, 2 de novembro, a Livraria do Jardim, no Recife, receberá a final do Duelo Estadual de MCs, que ocorre das 15h às 19h30. O evento é gratuito e reunirá 16 MCs locais em busca da chance de representar Pernambuco no Duelo Nacional de MCs 2024, marcado para novembro em Belo Horizonte.A competição já passou por várias cidades de Pernambuco, destacando a força e o poder transformador do movimento hip hop no estado. A Batalha da Escadaria, reconhecida como Patrimônio Cultural do Recife, celebra sua 12ª edição nacional. Entre os participantes estão nomes como Vinícius ZN, Acuca, Menor Tedy e HZ, acompanhados pelos DJs Beto e Vlayck Beats.Luiz Carlos, fundador da Batalha da Escadaria, enfatiza a inclusão e a autenticidade das batalhas, onde cada MC traz sua originalidade e improviso. O evento ocorrerá na área externa da livraria e promete uma atmosfera eletrizante. Para mais informações, os interessados podem acompanhar o Instagram da Livraria do Jardim, que oferece atualizações sobre a programação cultural e lançamentos literários.
Ações do Novembro Azul têm início nesta segunda em Olinda
Na manhã desta segunda-feira (04), ações de saúde marcam a abertura do Novembro Azul em Olinda. A programação, que ocorrerá das 8h às 12h, tem como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico da saúde do homem e será realizada na Policlínica do Idoso, localizada na Avenida Presidente Kennedy, 3533, Peixinhos.Durante o evento, serão oferecidos diversos serviços, incluindo atendimento clínico, aferição de pressão arterial e glicose, além de encaminhamento para vasectomia, orientação nutricional e vacinação. A iniciativa é articulada pela Secretaria de Saúde do município, por meio da Coordenação da Saúde do Homem. Para ter acesso ao serviço de vasectomia, será necessário apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
Começou a pré-venda de ingressos para o filme “Ainda Estou Aqui”
A UCI Cinemas acaba de lançar a pré-venda de ingressos para “Ainda Estou Aqui”, um dos filmes mais esperados do ano, com estreia marcada para 7 de novembro. Para celebrar a ocasião, na semana de lançamento, os ingressos para as sessões do dia 11 de novembro serão vendidos a R$ 12, sem distinção entre meia e inteira. Essa promoção faz parte do UCI Day, que comemora os 27 anos da rede.O filme, que é um forte candidato a representar o Brasil no próximo Oscar, traz no elenco Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello, sob a direção de Walter Salles. A história se passa no Rio de Janeiro da década de 1970, em um período marcado pelo endurecimento da ditadura militar. A trama segue a família Paiva, que leva uma vida normal até que Rubens, o pai, é sequestrado por militares e desaparece. A partir daí, Eunice, sua esposa, embarca em uma busca desesperada pela verdade sobre o que aconteceu com ele, enfrentando desafios e se reinventando para cuidar dos filhos ao longo das décadas.
Acontece no Recife o 39º Aberto do Caxangá Golf & Country Club
A capital pernambucana sedia até amanhã( 3), o 39º Aberto do Caxangá Golf & Country Club. O evento, um dos mais importantes do esporte no Nordeste, é voltado para jogadores profissionais e amadores, que disputam em diversas categorias, a exemplo de masculina, feminina, sênior e juvenil.A cerimônia de premiação ocorre na tarde do domingo, dentro de uma programação que trará ainda clínica de golfe e sorteio de prêmios, entre outras atividades. A estimativa dos organizadores é de um público estimado em aproximadamente 150 pessoas por dia de evento, entre jogadores, amantes do esporte, familiares, e sócios do clube.
Escassez e Mudanças Climáticas em Foco na Agenda TGI 2025
Recife recebe no dia 26 de novembro a 26ª edição da Agenda TGI, que terá como tema central a escassez e suas implicações em um mundo marcado por mudanças climáticas. O evento, promovido pela TGI em parceria com a revista Algomais, acontecerá às 19h no Teatro RioMar e contará com a apresentação do consultor Francisco Cunha, sócio-fundador da TGI.Cunha fará um balanço dos principais eventos de 2024 e discutirá as projeções econômicas, sociais e políticas para 2025, abordando questões que afetam não apenas o Brasil, mas também o Nordeste e Pernambuco. Ele destacará a necessidade de um maior envolvimento social diante da escassez de diálogo e dos desafios impostos pela intolerância e pelo impacto das mudanças climáticas.As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis a partir do dia 6 de novembro pelo site oficial da Agenda TGI. Durante o evento, uma agenda em formato físico será distribuída aos participantes, em quantidade limitada.
Redação com assessorias e veículos Foto: Reprodução
E-mail: redacao@blogdellas.com.br