Resultado do 2.o turno com vitória de Raquel inicia campanha de 2026

 

Desde que o prefeito João Campos ganhou, de forma espetacular, a eleição para prefeito do Recife, apesar da governadora Raquel Lyra ter conseguido eleger 123 prefeitos no estado – pelo PSDB e partidos aliados – que os seus partidários  começaram a temer pelo desfecho de 2026 quando ela será candidata à reeleição. O PSB tentou desmerecer a vitória do governo no interior, fazendo uma conta não de prefeitos eleitos mas de número de pessoas residentes nos municípios comandados pelos socialistas. O objetivo, bem pensado, era o de somar, ao número de municípios menores, os 1 milhão e 500 mil habitantes da capital. Mas os socialistas foram mais além: passaram a vender João como um grande puxador de votos.

Desdenharam do poder que poderia ter a governadora Raquel Lyra, sobretudo na Região Metropolitana, onde ela tem seus piores índices de aprovação, embora tenha elegido já no primeiro turno, quatro prefeitos da Metropolitana Norte e levado para o segundo turno Ramos e Mirella. Mas a nuvem da política que, como dizia Ulisses Guimarães, muda de configuração de acordo com os ventos, cobrou de forma rápida o seu preço. Animado, João entrou de cabeça no propósito de fazer Vinicius Castello, em Olinda, e Junior Matuto, em Paulista, prefeitos dos dois municípios. Apesar de petista, Vinicius mudou até a cor de sua camisa de vermelha para branca, para se parecer com o líder recifense.

Ontem, pegando a onda da vitória do governo nos dois municípios, um deputado da base governista na Assembléia, lembrava que, somando a população de Jaboatâo, Olinda e Paulista, já anula o peso do Recife na conta dos socialistas, e celebrava o fato de Raquel ter elegido seis prefeitos na Metropolitana Norte, o principal da Metropolitana Sul, além do prefeito de Moreno, e de o prefeito eleito de Ipojuca, Carlos Santana já ter manifestado o desejo de se aproximar da governadora. Na conta desse parlamentar, o prefeito eleito do Cabo, Lula Cabral, pode fazer o mesmo, pois tem votado com o Governo na Assembléia.

Serra Talhada e o segundo turno

Os partidários do deputado estadual Luciano Duque comemoraram ontem em Serra Talhada a vitória de Mirella Almeida. Adversários da prefeita Márcia Conrado, do PT, que foi a Olinda pedir votos para Vinícius Castello, Luciano e seu filho Miguel Duque, que enfrentou Márcia na eleição deste ano,  se engajaram na campanha de Mirella, tendo Miguel participado de eventos da candidata do PSD. Ambos pediram aos conhecidos no município o engajamento na campanha dela conscientes de que o pleito estava empate e que quanto mais votos garantidos melhor, como explicou Duque.

PF fez batida em casa de acolhecimento mantida por Lupércio

A Polícia Federal deu uma batida na casa de recuperação de dependentes químicos que o prefeito de Olinda, professor Lupércio, mantém no município de Abreu e Lima. Eram 22 horas deste sábado, véspera da eleição,  quando viaturas da PF, sem mandado judicial, chegaram ao local e vistoriaram todo o imóvel, alegando ter recebido denúncias. Os dependentes em numero de 40 já estavam dormindo sendo acordados pelo barulho provocado. Não encontrando nada, os policiais se despediram e foram embora. Antes elogiaram o trabalho ali realizado.

Quem marcará o próximo gol visando 2026 – João ou Raquel?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar