Luta pelo voto evangélico esquenta o clima eleitoral em Olinda

 

Vinicius recebe a benção dos cristãos presentes ao encontro que causou celeuma na Alepe.

Uma semana depois que a candidata a prefeita de Olinda, Mirella Almeida(PSD) teve um grande encontro com evangélicos de várias denominações, o candidato do PT a prefeito daquele município, Vinicius Castello(PT) reuniu um grupo de “cristãos evangélicos” , segundo sua assessoria, no Hotel Costeiro, na beira-mar, na noite desta quarta-feira. Mas a divulgação da foto do encontro na qual Vinicius aparece em uma mesa ao lado da senadora Teresa Leitão e não dá para identificar quantas pessoas estão na plateia e nem a identidade das mesmas, o clima esquentou ontem na cidade, que tem eleição acirrada, e chegou à tribuna da Assembleia Legislativa.

Deputado Renato Antunes na tribuna da Alepe contestando encontro

O deputado estadual evangélico, Renato Antunes(PL) ocupou a tribuna da Alepe para dizer que o encontro “foi uma fake news. O local era escuro e a foto foi armada ou montada para dar impressão de apoio de evangélicos”. Renato disse ainda em seu pronunciamento: “eu desafio o candidato do PT a citar o nome de um pastor, um líder evangélico, uma Igreja Evangélica que tenha participado desse encontro. É incoerente e incompatível o voto conservador, o voto da direita, no candidato do PT”.         

Por trás de toda esta celeuma está a luta pelo voto evangélico em Olinda, uma cidade, assim como o Recife, que já foi berço da esquerda e hoje é dominada pelo voto conservador. No primeiro turno da eleição, o candidato do PT Vinicius Castello terminou em primeiro lugar com 38% dos votos mas juntados os votos da segunda colocada, Mirella Almeida(PSD)que teve 30%  e da terceira Izabel Urquiza(PL) que chegou a 24,83%, os conservadores tiveram maioria. Como é bolsonarista, Izabel teve grande percentual de votos evangélicos, embora seja católica. E é nesses votos que Mirella aposta para vencer o segundo turno. Vinícius também deseja uma parte deles e daí a confusão em torno da reunião que promoveu.

Quantos são os evangélicos

Pernambuco é o estado nordestino com maior percentual de evangélicos. O último levantamento do IBGE apontava, há 10 anos, que 20% da população do estado era evangélica. Nas grandes cidades, Jaboatão, Recife e Olinda seriam as de maior número de evangélicos. Em 2022 o candidato a presidente Jair Bolsonaro teve 37,19% dos votos do município de Olinda, entusiasmando o PL a apostar em Izabel Urquiza na eleição deste ano. Ela ficou neutra no segundo turno mas a maior probabilidade é que seus votos migrem para Mirella, do PSD, e não Vinicius, do PT.

João no Roda Viva

O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB) será o entrevistado esta segunda-feira do programa Roda Viva, da TV Cultura às 22 horas. O programa é comandado pela jornalista Vera Magalhães. É a primeira vez que o prefeito é entrevistado pela bancada da atração que ouviu a governadora Raquel Lyra logo depois que ela foi eleita em 2022. João Campos ganhou notoriedade na eleição deste ano quando teve 78% dos votos recifenses e passou a ser visto nacionalmente como a nova cara da esquerda, apesar dele ter se definido como de centro-esquerda.

Amupe reúne prefeitos dias 11 e 12 de novembro

A Amupe – Associação Municipalista de Pernambuco – marcou para os dias 11 e 12 de novembro, em Gravatá, encontro com os prefeitos eleitos este ano no estado. A governadora Raquel Lyra vai estar presente assim como representantes do Governo Federal. O prefeito Marcelo Gouveia, presidente da entidade, disse que o objetivo do encontro é o de “oferecer aos novos gestores as ferramentas necessárias para que iniciem seus mandatos com uma visão clara e estratégias bem definidas”.

Os que as urnas vão mostrar em Olinda e Paulista no próximo domingo?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar