‘Gaslit’: Série baseada no caso Watergarte .
Para quem tema acesso ao Starzplay, uma boa dica: A série Gaslit já está disponível. Desde este último domingo, 24. E dando o que falar. Julia Roberts e Sean Penn estrelam a produção inspirada em fatos do caso Watergarte, que completa 50 anos em 2022.
Os bastidores, fatos ligados ao escândalo ocorrido no governo do presidente Nixon, servem como pano de fundo da narrativa, que se concentra nas histórias não contadas oficialmente. A série foca em personagens como o procurador-geral John Mitchell (Penn inacreditavelmente como nunca vimos ), e sua esposa , a socialite tida como falastrona, Martha Mitchell (Roberts) — a primeira pessoa na época a chamar a atenção publicamente sobre o envolvimento de Nixon em Watergate e desacreditada por todos.
Sobre Watergate: no início da década de 70, durante a campanha de reeleição do Presidente Nixon, o mundo assistiu, em choque, a revelação de um escândalo que usou o que parecia ser um assalto comum para mascarar uma operação de espionagem promovida pela Casa Branca, que pretendia grampear os escritórios do partido democrata e usar as informações para chantagem. Muita gente envolvida na operação.
Os fatos: Martha era esposa de Mitchell, um dos principais advogados que acobertaram o crime. Ela era conhecida por não ter filtros na hora de dizer o que pensava do governo Nixon ou da política. Por ser casada com John , teve acesso a detalhes do que estava acontecendo, o que a levou a tomar decisões difíceis e passar por represálias violentas.
Embora defensora de Nixon, no início da campanha, até mesmo convencendo seu marido a trabalhar para, logo ficou desencantada diante da corrupção que constatou. Quando tentou contar a amiga, a lendária repórter Helen Thomas, sobre as conexões entre os ladrões de Watergate e a administração Nixon, se viu atacada, drogada e mantida prisioneira. As alegações de que havia sido sedada e de que Nixon havia participado do arrombamento de Watergate, foram tidas como bizarras para ser verdade, com o marido protegendo Nixon, a difamando-a na imprensa.
O próprio Nixon, numa lendária entrevista com Frost, admitiu que se não fosse pela curiosidade e determinação de Martha, nunca teria havido um Watergate.
O título, Gaslit, é referência ao “gaslighting”, que é um padrão de convencer alguém de que suas próprias percepções precisas da realidade estão erradas. O termo se originou com a peça Gas Light, de 1938.
São 10 episódios, um por semana, de uma hora cada, até junho. Vale acompanhar. Aqui e nos EUA, as vezes acontece : “As Martas as vezes estão certas”.
Foto: Divulgação