João mergulha a todo vapor nas campanhas de Vinicius e Matuto

 

Prefeito João Campos com Vinicius Castello e os vereadores do MDB

Sem um só dia de descanso, o prefeito João Campos mergulhou de vez esta semana, nas campanhas de segundo turno dos seus candidatos, a prefeito de Olinda, Vinicius Castello, do PT, e de Paulista onde a disputa tem, de um lado, o candidato do PSB, ex-prefeito Junior Matuto, e, do outro, o tucano Severino Ramos, do PSDB da governadora Raquel Lyra. Raquel já esteve nesse segundo turno em um evento de Ramos e tem agido nos bastidores também em Olinda onde apoia a candidata Mirella Almeida, do PSD, mas nada que se compare ao envolvimento do prefeito do Recife.

Além de ter atuado nacionalmente para que o PT retirasse o apoio do diretório municipal de Paulista a Ramos e aderisse a Matuto, ligou para os vereadores do MDB – um deles presidente da Câmara – que, no primeiro turno, apoiaram Mirella, para que também mudassem de lado, subindo no palanque de Vinícius. Chegou a posar para foto com Vinicius e os vereadores emedebistas.                

Vendo que Matuto estava sem uma boa assessoria de comunicação, o prefeito do Recife disponibilizou o seu próprio secretário de imprensa,o jornalista Gilberto Prazeres, que se afastou da PCR para trabalhar na sua campanha, para assessorá-lo. O envolvimento de João tem sido tal que se chegou a noticiar que ele alugara uma casa na praia do Janga, em Paulista, para acompanhar mais de perto o desenrolar dos acontecimentos neste segundo turno na Região Metropolitana. A notícia acabou desmentida. A Prefeitura informou que o prefeito não alugou casa e que iria participar de alguns eventos na campanha “ em horário fora do expediente”. Matuto também veio a público dizer que a casa na verdade seria um comitê alugado pela própria campanha.

Perigo mora ao lado

O envolvimento de João a este nível tem prós e contras. No primeiro caso, ele demonstra solidariedade aos aliados da Frente Popular, o que pode render dividendos políticos caso se candidate a governador. No segundo, corre o risco de, após uma grande vitória na capital, ter afetada a imagem de vencedor a um revés imediato, caso Vinicius ou Matuto não se elejam. Ainda não saíram pesquisas de segundo turno mas Ramos terminou a primeira etapa com uma diferença de 14 pontos para Matuto. Em Olinda, Mirella ficou 9 pontos atrás de Vinícius  mas tende a herdar grande parte dos votos de Isabel Urquisa, provenientes de eleitores de Bolsonaro e dos evangélicos. A eleição é um clássico.

Mendonça contra Federação

Se depender do deputado federal Mendonça Filho, uma possível federação juntando o União Brasil e o PSB, do prefeito João Campos, não sai do papel. “Seria o casamento de jacaré com cobra d`água” – afirma, salientando que o PSB é um partido socialista e o União Brasil uma legenda de direita. Ele adianta que não há novidade sobre isso: “trata-se de notícia requentada”.

Prefeito de Salvador nas páginas amarelas

O prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) afilhado de ACM Neto, é o entrevistado das páginas amarelas da Revista Veja. “Aqui não tem outsider “é o titulo da entrevista em que Bruno Reis á citado como “ um dos campeões nacionais de votos “(ele ganhou por pouco para o prefeito João Campos) e diz que não pretende disputar o governo em 2026 – “meu candidato a governador é ACM Neto” – afirma, argumentando que é “candidato a fazer de Salvador a melhor cidade do Brasil” e que com 47 anos tem muito tempo pela frente para aguardar a sua vez na eleição estadual.

Quem vai sair vencedor do segundo turno em Pernambuco, o prefeito João Campos ou a governadora Raquel Lyra?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar