Acesso a mamografia para prevenção do câncer de mama ainda é desafio no país
O câncer de mama continua a ser a principal causa de morte por câncer entre mulheres em todo o mundo, com 669.418 óbitos registrados em 2022. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados mais de 73 mil novos casos para cada ano do triênio 2023-2025. Além das dificuldades de acesso à mamografia, a falta de políticas eficazes de prevenção é um fator que agrava essa estatística alarmante. Mudanças de estilo de vida—como a promoção de hábitos saudáveis, combate ao sedentarismo e à obesidade, prática regular de exercícios e abandono do tabagismo e do consumo de álcool—são essenciais, mas ainda não estão amplamente disponíveis, especialmente para mulheres em situações de vulnerabilidade. O impacto é ainda mais acentuado entre as mulheres de baixa renda, que enfrentam maiores barreiras no acesso a essas políticas de prevenção. “A falta de investimentos em políticas públicas eficientes acaba condenando essas mulheres a um atraso de décadas no combate à doença, quando comparadas aos países desenvolvidos”, alerta Max Mano, líder nacional da especialidade tumores de mama da Oncoclínicas.O especialista lembra que “A mamografia é o exame mais importante na detecção precoce e deve ser feita a partir dos 40 anos. Ela é fundamental para aumentar as chances de cura e, por diagnosticar a doença em estágios mais iniciais, pode levar a tratamentos menos agressivos garantindo assim mais qualidade de vida durante o tratamento.
ONG CasaRosa Oferece 600 Mamografias Gratuitas
O atendimento é para mulheres entre 40 e 74 anos.Elas poderão se inscrever nesta quarta-feira (9), a partir das 7h, na sede da instituição, localizada na Rua Nicarágua, 151, no Espinheiro. O atendimento será presencial e por ordem de chegada, focando em usuárias do SUS que não tenham realizado o exame no último ano.Para participar, as interessadas devem levar um documento de identidade com foto e o cartão do SUS. A ação, que conta com a solidariedade de 17 empresas privadas de Recife, terá um cadastro das 8h às 15h ou até esgotarem os encaminhamentos.Ainda sobre a doença, Kadja Camilo, uma das gestoras da CasaRosa lembra que, “ A mamografia é fundamental para detectar tumores em estágios iniciais, aumentando as chances de cura em até 90%,” .
Cinematerna promove sessão de “Os Fantasmas Ainda se Divertem” no RioMar Recife
A sessão do Cinematerna de outubro vai exibir o filme “Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice” nesta terça-feira, dia 8 de outubro, no Cinemark do RioMar Recife, eleito através de votação no site da instituição. A sessão especial, que conta com sala adaptada para que famílias com bebês de até 18 meses aproveitem o momento juntos, será às 14h10.As sessões adaptadas são promovidas pela ONG CineMaterna, instituída por mães, com preparação especial da sala, como volume reduzido durante a exibição, ar-condicionado com temperatura mais suave, sala levemente iluminada, trocadores dentro da sala de cinema, tapete especial, estacionamento para carrinhos de bebê, além da presença de voluntárias. Depois da sessão, as pessoas são convidadas a participar de um encontro com café e bate-papo.Além da adaptação especial da sala, as 10 primeiras famílias que chegarem para assistir ao filme com seus bebês de até 18 meses serão presenteadas com cortesia, limitada a uma por bebê.
“The Stimming Pool”: repensando o cinema com lentes neurodivergentes
O documentário “The Stimming Pool”, programado para o Festival de Cinema de Londres, apresenta a perspectiva de cinco artistas autistas. Produzido pelo coletivo Neurocultures, o filme reúne histórias sensoriais, como uma cena em um pub e a experiência de um fã de filmes B.Georgia Bradburn, codiretora, explica que a produção evita estruturas cinematográficas tradicionais, focando em narrativas autistas. O filme também aborda a estimulação (stimming), destacando a liberdade desses comportamentos, que muitas vezes são patologizados.Com um elenco predominantemente autista e uma equipe majoritariamente neurodivergente, “The Stimming Pool” busca promover novos modelos de produção inclusivos. O festival ocorre de 9 a 20 de outubro, com exibições acessíveis ao público neurodivergente.
Mascate é Finalista do Concurso “O Quilo é Nosso”
O Mascate Restaurante-Escola, do Senac Pernambuco, é um dos três finalistas do concurso “O Quilo é Nosso”, promovido pela Abrasel. O prato que o representa é o Dueto de Frutos do Mar, da chef Edilza Muniz. Ele consiste em filé de pescada amarela e camarão ao molho de mostarda dijon, servido com purê de banana da terra e legumes salteados. A seleção nacional teve mais de 18 mil votos, avaliando receita, atendimento e higiene. A próxima etapa será em 14 de outubro, com a final estadual em 17 de outubro e a final nacional em São Paulo nos dias 21 e 22 de novembro.O Mascate está na Avenida Visconde de Suassuna, 500, em Santo Amaro, com funcionamento das 12h às 15h.
SESI-PE está com inscrições abertas para 300 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional
O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está com inscrições abertas para 300 vagas em dois cursos gratuitos voltados para a qualificação profissional, sendo 150 vagas para “Satisfação do Cliente” e outras 150 para “Habilidades para Falar em Público”. As inscrições podem ser feitas pelo site pe.sesi.org.br até o dia 20 de outubro ou até as vagas serem preenchidas. Os interessados devem ter a partir de 16 anos de idade, e-mail, acesso à internet e noções básicas de internet. Após a realização da matrícula, os alunos terão 30 dias para estudar o conteúdo e concluir o curso desejado. Para outras informações, basta entrar em contato pelo WhatsApp (81) 8151-8375 ou pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br
Plaza Shopping com programação especial para o Mês das Crianças
O mall promove circuito gratuito de brincadeiras, até o dia 20 de outubro, no piso L4. São várias atrações que prometem divertir pais e filhos. Quem passar pelo piso L4 poderá aproveitar o circuito de brincadeiras com cinco atrações gratuitas como Tombo Legal, Torta na Cara, Piso Colorido, Bola Maluca e Espaço Baby, voltadas para aqueles com idade a partir de seis meses.Tudo com assinatura de Bianca Branco, através dos selos Cabine Fashion, Cabine Kids e Bianca Branco Produções. De quinta a domingo, das 14h às 20h, com liberação de acesso através de cadastro prévio no site do Plaza (https://www.plazacasaforte.com.br/).
Remake de Vale Tudo terá protagonistas negras
As atrizes Taís Araujo, 45, e Bella Campos, 26, são os primeiros nomes divulgados do remake de “Vale Tudo” — previsto para estrear em 2025 na Globo. Na história, elas interpretarão, respectivamente, Raquel e Maria de Fátima, mãe e filha. Originalmente exibida em 1988, a história foi escrita em parceria pelos autores Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Na época, Regina Duarte e Glória Pires eram as responsáveis pelas protagonistas. Programada para ir ao ar após “Mania de Você”, o remake de “Vale Tudo” será adaptado por Manuela Dias, autora responsável por “Amor de Mãe” (2019) e “Justiça 2” (2024). A direção artística ficará por conta de Paulo Silvestrini, o mesmo que trabalhou em “Vai na Fé” (2023).
Redação com assessorias e veículos – Foto: divulgação
E-mail: redacaqo@blogdellas.com.br