Notícias

Pernambucana Yane Marques se torna a 1ª mulher a chegar à cúpula do COB

Yane Marques vice-presidente ao lado de Marco Antônio La Porta presidente do Comitê Olímpico do Brasil, eleitos nesta quinta(04) para o periodo de 2025 a 2028

Nesta  quinta-feira (3), Yane Marques voltou a escrever um capítulo importante em sua trajetória. Ao ser eleita vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), ela se tornou a primeira mulher a alcançar a cúpula da gestão do esporte brasileiro.Yane Marques será vice de Marco Antônio La Porta, que venceu o atual presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, e assumirá o comitê a partir de janeiro, com mandato de quatro anos.

” É um momento histórico. Estamos ocupando um espaço que estamos preparados para ocupar. E eu fico muito feliz por sentir a dor dos atletas, mas hoje eu sei também sentir a dor do dirigente, do presidente da Federação, das pessoas que fazem a parte administrativa da gestão executiva. E estou disposta, disponível, com energia para colaborar, para, junto com La Porta, fazermos um trabalho bem bacana, com muita sensibilidade, partindo de muitas escutas, entendendo que cada confederação tem suas particularidades, sonhos, histórias, objetivos. Tenho certeza que quem nos deu esse voto de confiança não vai se arrepender”, disse Yane Marques.

O presidente eleito lembrou que o comitê está em um momento importante, com bons patrocínios privados. “Precisamos aproveitar esses investimentos de maneira assertiva, para chegar à ponta da linha, aos atletas. É isso que desejamos, com muita vontade. Tenho certeza que, com a Yane, vamos fazer um dupla que vai dar alegria ao esporte brasileiro”, destacou.

Doze anos se passaram desde que Yane Marques fez história ao conquistar a primeira medalha olímpica para o Brasil no pentatlo moderno, um feito que reverberou não apenas nas arenas esportivas, mas também nos corações brasileiros. Em Londres, a atleta não só subiu ao pódio, mas se tornou um símbolo de perseverança e superação.

” Pela primeira vez na existência do Comitê Olímpico do Brasil a gente tem uma mulher. E eu não sou só mulher: eu sou mãe, eu sou esposa, eu sou filha, eu sou nordestina, medalhista olímpica. E com muita vontade de aprender e entregar o meu melhor nesse projeto junto com o La Porta.”, celebrou Yane.

Trajetoria

Yane Márcia Campos da Fonseca Marques nasceu em 7 de janeiro de 1984, em Afogados da Ingazeira, Pernambuco, e se destacou como uma das maiores atletas do esporte pernambucano. Iniciou sua carreira na natação, competindo pelo Clube Português Nikita SESI, onde conquistou várias medalhas em campeonatos regionais e nacionais.

Seu talento a levou ao Pentatlo Moderno, tornando-se a maior atleta da modalidade no Brasil. Yane participou de três Olimpíadas: Beijing 2008, Londres 2012, onde ganhou a medalha de bronze, e Rio 2016, onde foi porta-bandeira.

Após a carreira competitiva, investiu em sua formação, participando de cursos promovidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro e se tornando vice-presidente da Comissão de Atletas do COB de 2017 a 2020, além de presidente de 2020 até 2024. Atualmente, Yane é Secretária Executiva de Esportes Educacionais da Prefeitura de Recife.

Redação com veículos Foto: reprodução COB

e-mail:redacao@blogdellas.com.br

 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *