Acontece,  Notícias

Super Mix 2024: feira apresenta tendências e inovações no varejo do Norte e Nordeste

Antecipando para o mercado da região as soluções mais inovadoras do momento, e destacando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, a Feira Super Mix é realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) e pela Associação Pernambucana de Supermercados (APES), com organização da Insight Feiras & Negócios. Para profissionais do setor com CNPJ, o credenciamento é gratuito.

A feira, que ocorre de 2 a 4 de outubro, das 14h às 21h, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, é realizada de modo simultâneo com outro evento de grandes proporções voltado a um público qualificado de profissionais do setor, a HFN – Hotel & Food Nordeste. A expectativa é atrair cerca de 26 mil visitantes, para os dois eventos.

MERCADO MODELO – Um dos espaços mais disputados da Super Mix costuma ser o Mercado Modelo, que promete trazer inovação e experiências imersivas para o evento. Sob a coordenação da consultora de varejo Mônica Leão, é montado um mini mercado dentro do pavilhão de feiras. Uma das apostas para 2024 é o café, com ação de marketing olfativo em parceria com a São Braz, com um dispositivo que permite ao aroma da bebida tomar conta do espaço. O Brasil é o segundo maior consumidor mundial do produto.

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos clientes e aumentar a eficiência operacional, outra novidade a ser apresentada no Mercado Modelo é o fiscal remoto, equipado com câmeras e uma central de comando, com ajuda da inteligência artificial para prevenção de furtos e perdas. Com nutricionista para fornecer orientações aos visitantes, esse espaço também terá uma ala exclusiva para hortifrúti, além de grãos e temperos. As inscrições devem ser realizadas diretamente no site da Super Mix.

FOCO NO CONSUMIDOR – As duas feiras vêm sendo realizadas juntas desde 2021 como um casamento que deu certo, com hotéis, bares e restaurantes, ao lado dos agentes de distribuição e varejistas. Segundo dados da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-PE), são cerca de 16 mil empresas com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE’s) ativos, nos formatos de atacarejos, supermercados, hipermercados, minimercados e mercadinhos.

De acordo com Inácio Miranda, presidente da ASPA, trata-se de um mercado em pleno crescimento, com a chegada de grandes redes de supermercados de atacado convivendo com o pequeno varejo. “O PIB de Pernambuco vem crescendo mais do que o do Brasil e da região Nordeste. É um setor em expansão, briguento, com uma concorrência muito acirrada, mas com um movimento sadio, em que o consumidor é quem sai ganhando”, coloca Inácio.

Existe uma carência de mão-de-obra especializada e o período pós-pandemia acelerou muito a questão tecnológica, facilitando o abastecimento. Mas é preciso equilíbrio entre a Inteligência Artificial (IA) e o gerenciamento humano. Entre as inovações, podemos destacar desde o self checkout, em que o cliente realiza seu pagamento sem precisar de funcionário no caixa, até a multiplicidade de funções, com repositores atuando em outros papéis dentro das lojas, como parte da rotina do pequeno varejo. Painéis de LED, as chamadas vitrines virtuais, digitais, também dinamizam o ambiente dos mercados, dando destaque aos produtos.

O credenciamento já está disponível e oferece condições especiais: para pessoas jurídicas, o acesso é gratuito, enquanto pessoas físicas podem se inscrever por  R$ 20.Os interessados em participar podem obter outras informações e realizar seu credenciamento através do site oficial do evento: feirasupermix.com.br.

Redação com assessoria Foto: Wilton Marcelino/divulgação

e-mail:redacao@blogdellas.com.br

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *