Pirataria: com atuação em Pernambuco,operação nacional tira do ar sites e aplicativos de streaming
A operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deflagrada nesta quinta-feira (19), tirou do ar 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal. A ofensiva é a sétima fase da Operação 404 e faz parte de mobilização internacional contra infrações a direitos autorais.A Polícia Civil de Pernambuco, informou que integra a ofensiva com a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos.A ação resultou em 30 mandados de busca e apreensão, além da prisão de cinco suspeitos, com a retirada de 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal. Em Pernambuco, foram removidos 86 sites e 33 aplicativos.
A operação visa combater crimes de pirataria digital que violam a propriedade intelectual de autores e artistas, e conta com a participação de outros oito estados, cinco países, órgãos continentais e até da Premier League, organizadora do Campeonato Inglês de futebol. A Operação 404 faz referência ao código de erro exibido na internet quando um site não pode ser encontrado ou está indisponível, um símbolo apropriado para a luta contra a pirataria digital.
Riscos para os usuários de pirataria
A operação também destacou os perigos à segurança digital dos consumidores. A exemplo da Operação Redirect, foram encontrados sites de pirataria que, além de disseminarem conteúdo ilegal, infectavam dispositivos com malwares e vírus, expondo dados pessoais e financeiros dos usuários a ataques cibernéticos. Essas plataformas piratas, que atraíram mais de 12 milhões de visitas no último ano, evidenciam que os riscos vão além do prejuízo econômico ao setor criativo, atingindo diretamente a segurança dos consumidores.
Legislação
No Brasil, a pena para o crime de pirataria online é de reclusão de dois a quatro anos e multa. Os investigados podem ainda ser indiciados por associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Redação com assessoria Foto: reprodução/divulgação
e-mail:redacao@blogdellas.com.br