Notícias

Dani Portela fala sobre desigualdade racial na gravação do Podcast “Eu Voto em Negra”

Dando continuidade aos compromissos de campanha da semana, Dani Portela, candidata à prefeitura do Recife pela coligação PSOL/Rede – “Recife com a Cara da Gente” – , começou a sua quarta-feira (11) participando da gravação do podcast para o “Eu Voto em Negra”. E como a desigualdade de gênero e raça é uma das suas principais lutas, Dani utilizou a oportunidade para destacar alguns números do Censo 2022 e falar sobre o seu posicionamento com relação ao tema. “Aproximadamente 54% da população do Recife é formada por mulheres, das quais mais de 57% são negras. A realidade do Recife revela que a cidade é a segunda capital mais desigual do Brasil. A maioria das pessoas em situação de vulnerabilidade e pobreza são negras, com destaque para as mulheres negras que são chefes de família. Enquanto vereadora do Recife, lutei pela implementação de cotas raciais nos concursos e seleções públicas da Prefeitura.”, apontou.

A campanha “Eu Voto em Negra” foi criada em 2018 e faz parte do projeto Mulheres Negras e Democracia, que atua em toda a região Nordeste do Brasil. É uma ação da Rede Mulheres e Democracia, articulada pelas organizações Casa da Mulher do Nordeste (CMN); Centro das Mulheres do Cabo (CMC) e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR/NE) com colaboração da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e a Rede de Mulheres Negras do Nordeste. Um movimento democrático pela representatividade e presença de mulheres negras na política. De acordo com informações do “Eu Voto em Negra”, as mulheres negras correspondem a 28% da população do Brasil, mas representam apenas 4% das prefeitas, 6% das vereadoras e 5% das deputadas federais eleitas.

Durante a gravação do podcast, Dani Portela falou sobre algumas das suas propostas para diminuir essa desigualdade racial existente no Recife. “Vamos criar Secretaria Municipal de Igualdade Racial, com equipe e orçamento adequados para uma atuação firme e competente no enfrentamento ao racismo. Também pretendemos restabelecer o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), garantindo sua plena implementação em todas as áreas e atualizar e implementar o Plano Municipal de Igualdade Racial e transformá-lo em lei.”, finalizou Dani Portela.

Caminhada em Jardim São Paulo e entrevista para Rede Globo

Ainda nesta quarta-feira (11) Dani Portela (PSOL/Rede), junto com a candidatura à Câmara Municipal do Recife, Carmem Dolores (PSOL), fizeram uma caminhada porta a porta pelas ruas de Jardim São Paulo, zona oeste do Recife. Estiveram presentes apoiadores das campanhas e eleitores. Elas conversaram com moradores e comerciantes locais, onde ouviram as demandas da comunidade e falaram sobre as suas propostas de governo. Antes da andada começar, Dani Portela (PSOL/Rede) deu entrevista a Rede Globo Nordeste, onde pôde falar sobre os seus planos para melhorar a educação e transformar o Recife em um lugar melhor para todas e todos.

Confira a agenda de Dani Portela para a quinta-feira (12):

QUINTA (12/09/2024)

9h – Estudo para debates e sabatinas

11h30 – Assinatura da Carta compromisso do Grupo Curumim – Alepe

14h – Sabatina “O que pensam as candidaturas a Prefeitura da Cidade do Recife sobre as políticas públicas para a pessoa com deficiência – APEC
R. Conselheiro Silveira e Souza, 85, Cordeiro

18h30 – Debate público do Fórum de Mulheres de Pernambuco. Eleições 2024: como enfrentar a extrema direita e garantir direitos na vida das mulheres?
Rua Afonso Pena, 333, Stº Amaro.

Redação com assessoria Foto: divulgação

e-mail:redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *