Notícias

Em coletiva, Gilson Machado apresenta denuncia sobre funcionamento de creches do Recife

Na tarde desta segunda-feira (2), o candidato à Prefeitura do Recife, Gilson Machado (PL), realizou uma coletiva de imprensa para divulgar o que chamou de “ novos detalhes sobre o escândalo das creches na cidade do Recife”. Durante a coletiva ele apresentou documentos e vídeos que, segundo ele, comprovam graves irregularidades envolvendo creches conveniadas à Prefeitura do Recife e possíveis relações com candidatos e aliados políticos do PSB.

Dados foram apurados e verificaram, segundo Gilson, que 36 creches funcionam sem a verificação do Corpo de Bombeiros, 26 delas estão em situação irregular e 10 sequer aparecem nos registros. “Achei por bem convocar esta coletiva para apresentar os fatos a todos”, declarou o candidato. Além disso, três dessas creches operam como escritórios e cerca de 5.200 alunos estão em espaços considerados irregulares. O candidato também apontou um forte indício de influência política na gestão das creches, afirmando que a maioria delas está ligada a candidatos do PSB ou pessoas associadas ao partido.

Entre os nomes mencionados por Gilson Machado estão Junior de Cleto (PSB), candidato a vereador, apontado como padrinho da creche parceira Casa da Infância, localizada na Linha do Tiro; a presidente da Casa da Infância, Nathalia Gabrielle Lima Galindo, ex-gerente comissionada da Prefeitura do Recife e apoiadora de Junior de Cleto e Ozéias Paulo (Republicanos), candidato a vereador e diretor do Instituto Ternura, responsável por quatro creches, incluindo uma no Morro da Conceição, onde o prefeito iniciou sua campanha à reeleição.

Outro nome citado foi o de Nerivaldo Bezerra dos Santos, coordenador do Instituto de Consultoria, Cidadania e Assessoria Social (Iccaspe), que ocupa um cargo comissionado na Secretaria de Meio Ambiente do Recife, com remuneração líquida de R$ 7,6 mil. O Iccaspe gerencia nove creches com um total de 674 vagas e é ligado ao vereador Osmar Ricardo (PT), apoiador da reeleição do prefeito e presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Recife. Nerivaldo também tem envolvimento político, sendo doador de campanhas eleitorais de candidatos como Mozart Sales (PT), Eurico Freire (PSC) e Milton Coelho (PSB).

Gilson destacou ainda o caso de Jaciara Vieira, que comanda os Centros de Progressão Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Graças, duas entidades conveniadas ao programa Infância na Creche, que controlam cinco creches na Zona Oeste do Recife. Jaciara foi condenada por estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documentos em Pernambuco e Rondônia. Mesmo com duas unidades de creches (Areias e Afogados) ainda em obras, a Secretaria de Educação autorizou seu funcionamento, levantando suspeitas de favorecimento.

Gilson Machado também denunciou o empenho de R$ 26,5 milhões para repasse a entidades parceiras sem o cumprimento das exigências legais, dos quais 40% já foram pagos. “Como essas associações estão recebendo os valores se, de acordo com o edital, não poderiam ter repasse por falta de documentação?”, questionou o candidato, ressaltando que as irregularidades configuram corrupção e favorecimento político.

“Isso é muito grave, fere a isonomia de um pleito municipal, entre os candidatos a vereadores. Um boteco pra abrir precisa de todas as licenças. Por que uma creche não? Isso é falsidade ideológica e falsificação de documentos”, acusou Gilson, reiterando seu compromisso com a transparência e a justiça. “Eu não tenho dúvidas de que o Ministério Público irá agir, porque acredito na justiça. Precisamos colocar luz sobre isso. Nada melhor do que a imprensa livre, sem cabresto, para que o errado não seja a regra e sim a exceção.”

Ao finalizar, Gilson Machado declarou: “Não me cabe julgar, me cabe colocar essa informação para os órgãos competentes.” Ao seu lado, estiveram presentes a candidata a vice-prefeita Leninha Dias (PL); o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL); o candidato a vereador e advogado Paulo Abou Hana (PL); o candidato a vereador Netinho Eurico (PL) e o advogado Bruno Brennand.

Redação com assessoria Foto: divulgação

e-mail:redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *