Pesquisa revela que médicas sofrem mais com problemas como ansiedade e depressão

 

A saúde mental dos médicos brasileiros enfrenta desafios preocupantes, com transtorno de ansiedade, depressão e síndrome de burnout liderando as condições mais comuns, conforme apontado por pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28). Realizado pela Afya, empresa voltada para a educação e soluções médicas, o estudo “Qualidade de Vida dos Médicos” revelou que dois em cada três profissionais afetados por essas condições são mulheres, sendo quase metade delas na faixa etária entre 25 e 35 anos. O levantamento também destacou que cerca de 3,6% dos médicos já necessitaram de internação para tratar problemas de saúde mental, resultando em um afastamento médio de aproximadamente cinco semanas nos últimos 12 meses.Um ponto de alerta é o elevado índice de automedicação entre os profissionais, como observado por Eduardo Moura, médico e diretor da pesquisa. Ele enfatiza que a intensa carga horária, que gira em torno de 51 horas semanais, juntamente com as condições de trabalho, contribuem significativamente para o surgimento desses problemas.Essa foi a segunda edição do estudo, que entrevistou mais de dois mil profissionais de saúde em todas as regiões do país. Os resultados sugerem uma leve melhora em comparação com a pesquisa anterior, realizada em 2022, quando 45% dos médicos relataram algum tipo de transtorno mental.

 

Insegurança eleva busca por imóveis em condomínios fechados no Brasil

 

 

A crescente insegurança nas cidades tem levado cada vez mais pessoas a procurarem por imóveis em condomínios fechados, em busca de maior tranquilidade e proteção. De acordo com o último Censo Demográfico, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 87,2% da população brasileira vive em moradias localizadas em vilas ou condomínios. Esse aumento expressivo nos últimos 10 anos reflete a busca por um ambiente mais seguro e privado, especialmente em áreas metropolitanas. A escolha por condomínios fechados é motivada, principalmente, pela sensação de segurança que esses espaços oferecem. “A presença de guaritas 24 horas, com monitoramento do acesso para visitantes e moradores, é um fator que contribui significativamente para a segurança. Essa estrutura diminui, consideravelmente, os riscos de invasões e outras situações de insegurança, proporcionando uma proteção adicional para as famílias”, explica Aylla Barbosa, gerente de vendas do condomínio Recanto das Laranjeiras. Além da segurança, esses condomínios são projetados para proporcionar conforto e bem-estar com áreas de lazer como piscinas, playgrounds e quadras esportivas, oferecendo espaços de convivência e entretenimento sem que os moradores precisem sair do local.

 

Concurso público ou iniciativa privada? Evento tira dúvidas

 

 

No próximo dia 4 de setembro, jovens que desejam construir uma trajetória profissional  podem participar da Aula Magna “Concurso público ou Iniciativa Privada: caminhos para a construção de um projeto de vida e carreira”, promovida pela Estácio.Ministrada pelo jurista, magistrado, escritor, professor universitário e, atualmente, desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, William Douglas, a palestra tem como objetivo apresentar cenários, dicas e informações importantes para quem deseja escolher entre as diferentes possibilidades existentes em cada carreira.O evento é gratuito e será transmitido ao vivo, a partir das 18h30, pelo canal da Estácio no YouTube.

 

Sociedade de Diabetes alerta sobre medidores de glicose sem agulha

 

 

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) emitiu um alerta sobre o uso de dispositivos sem agulha para aferição de glicemia, que têm conquistado espaço no mercado. A entidade reforça que, para medir os níveis de glicose, é imprescindível o uso de sangue ou de um sensor intersticial. Além disso, qualquer medidor de glicose deve passar por validação técnica para garantir sua segurança e eficácia. Recentemente, a SBD demonstrou preocupação com a entrada de dispositivos no mercado brasileiro que não passaram pela avaliação técnica necessária, incluindo aqueles que não utilizam agulhas. O endocrinologista Márcio Krakauer, coordenador do Departamento de Tecnologia, Saúde Digital e Inovação da SBD, enfatiza que “para medição da glicose, é necessária uma amostra de sangue ou um sensor, com agulha de 4 milímetros, capaz de aferir o nível dessa substância na região subcutânea”. Ele também esclarece que, sem essas técnicas, é inviável medir corretamente substâncias como carboidratos. A SBD recomenda que pessoas com diabetes continuem utilizando métodos tradicionais de medição da glicose e busquem orientação médica em caso de dúvidas. O controle preciso da glicemia é vital, especialmente no Nordeste, onde a mortalidade por diabetes é superior à média nacional, um reflexo das desigualdades sociais que afetam a região.

 

Micheliny Verunschk vai ministrar Curso de Literatura e Escrita Criativa no Instituto Ricardo Brennand

 

 

O Instituto Ricardo Brennand traz a premiada escritora Micheliny Verunschk para ministrar, entre os dias 3 e 6 de setembro, a XI edição do Curso Formas do Olhar: Literatura e Escrita Criativa, que acontecerá em seu auditório das 13h30 às 17h30.O curso será uma imersão no universo da escrita criativa, abordando técnicas e práticas literárias que exploram a escrita. Além disso, será uma oportunidade única para os participantes aprenderem diretamente com uma das vozes mais importantes da literatura contemporânea brasileira, mergulhando em processos criativos.Micheliny Verunschk é escritora, historiadora, doutora em Comunicação e Semiótica e feminista. É vencedora do Prêmio Jabuti (2022) com o livro O Som do Rugido da Onça. Também conquistou o Prêmio São Paulo de Literatura (2015), o Prêmio Oceanos (2022) e o Prêmio Biblioteca Nacional (2023).As inscrições para o XI Curso Formas do Olhar podem ser realizadas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/xi-formas-do-olhar-literatura-e-escrita-criativa/2568551 Mais informações pelo contato (81) 2121-0354 ou e-mail: documenta@institutoricardobrennand.org.br

 

Festival Palavra Cifrada acontece  na Livraria do Jardim com programação gratuita até sábado

 

 

A programação reúne grandes nomes da literatura nacional, para uma imersão profunda nos limites da palavra, oferecendo shows, performances e conversas. Dentre os principais nomes que marcarão presença na Livraria do Jardim, destacam-se Xico Sá, Marcelino Freire, Micheliny Verunschk, Maria Valéria Rezende, Cida Pedrosa, Ronaldo Correia de Brito e Raimundo Carrero. Esses renomados escritores trarão suas perspectivas singulares e suas contribuições literárias para o festival, ao lado de uma série de poetas, músicos, ilustradores e artistas de diversas áreas, que juntos enriquecerão o evento com uma vibrante troca cultural e artística.A programação da Livraria do Jardim será aberta ao público e incluirá homenagens a grandes ícones da literatura, como Ariano Suassuna, Clarice Lispector, Eduardo Galeano, Franz Kafka, João Ubaldo Ribeiro, Julio Verne e Solano Trindade.

 

Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Pessoa Idosa, no Recife, completa 2 anos de funcionamento 

 

 

A unidade de Cuidados Paliativos do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), instituição ligada à Secretaria de Saúde do Recife, completou dois anos de funcionamento em agosto. Primeiro hospital 100% SUS do Norte e Nordeste voltado à população idosa, o perfil assistencial da unidade levou à criação do serviço, que se destaca pela humanização no atendimento. “O serviço de cuidados paliativos do HEC surgiu a partir da observação de uma necessidade interna. A geriatria já mostra que existe uma parcela dos pacientes que não ganha em qualidade de vida quando submetida a procedimentos invasivos como uma cirurgia, um cateterismo ou uma intubação, por exemplo. Notamos que alguns dos nossos pacientes têm esse perfil e começamos a conduzi-los à paliação. Inicialmente, separamos duas enfermarias próprias com profissionais especializados em cuidados paliativos e, em agosto de 2022, foi inaugurada a unidade”, recorda o coordenador do serviço do HECPI, Silvio Cajueiro. Para facilitar o contato dos familiares, amigos e cuidadores com o paciente, a Unidade de Cuidados Paliativos do HECPI flexibiliza o horário de visita, permitindo o acesso às instalações do hospital entre 8h e 20h30.

 

Programa “Qualifica Jaboatão” oferece mais de mil vagas em cursos e palestras

 

 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho, Qualificação, Empreendedorismo e Juventude, e em parceria com o Sebrae, lança o programa “Qualifica Jaboatão: capacitação para o sucesso”. São mais de mil vagas gratuitas, nas áreas de beleza, gastronomia, comércio, artesanato e capacitação técnica. O programa visa oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e empreendedorismo para os moradores do município, por meio de cursos, palestras e oficinas.Há cursos como corte masculino, fabricação de doces, artesanato, mecânica de motos, entre outros. Além disso, serão oferecidas palestras e oficinas sobre temas como marketing de relacionamento, tendências no setor de panificação e criação de conteúdo audiovisual.Os interessados precisam residir em Jaboatão dos Guararapes e ter a partir de 16 anos. É preciso acessar o link https://forms.gle/ScGtxGxcwbe83pu77 e preencher o cadastro de pré-inscrição, desta  sexta-feira (30) até o dia 6 de setembro. Serão disponibilizadas vinte e cinco vagas por turma, para os primeiros inscritos. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Executiva do Trabalho, Qualificação, Empreendedorismo e Juventude de Jaboatão dos Guararapes, pelo WhatsApp 81 9 9975.6597, das 9h às 15h.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar