Fora da disputa no Recife, PT tem candidatos a prefeito em cinco capitais nordestinas
Embora no Recife não tenha conseguido nem a vaga de candidato a vice-prefeito, o PT vai disputar com candidatura própria as prefeituras de Fortaleza, João Pessoa, Aracaju, Maceió e Teresina. Um dos coordenadores do grupo criado pelo partido, a nível nacional, em torno das eleições deste ano, o senador Humberto Costa acha que, ao contrário do que ocorreu há quatro anos quando os petistas não elegeram prefeitos em nenhuma das capitais regionais, este ano a situação tende a ser mais promissora: “o presidente Lula está em seu terceiro mandato e isso tem desdobramentos na região onde ele teve 70% dos votos e está realizando muitos investimentos”.
O senador afirma ainda que, há quatro anos, “o anti-petismo estava muito forte nas capitais, influenciando diretamente no resultado da eleição”. Ele acha que esse sentimento esmaeceu de lá para cá e os petistas contam com a possibilidade de eleger, pela primeira vez, o prefeito de Teresina, capital onde, apesar controlar o Governo do Estado desde 2003, o PT nunca venceu uma eleição. O candidato é Fábio Novo, jornalista e deputado estadual com cinco mandatos. Fábio, inclusive, já está fazendo campanha prometendo alinhar a Prefeitura ao Governo e à Presidência da República para enfrentar os problemas de Teresina. Os demais candidatos são Luciano Cartaxo( deputado estadual e ex-prefeito da capital), em João Pessoa; a deputada federal Natália Bonavides, em Natal; Evandro Leitão (deputado estadual e presidente da Assembléia), em Fortaleza; e Candice Carvalho (jornalista), em Aracaju.
Humberto explica que nas demais capitais, assim como aconteceu no Recife, o PT fez coligação com partidos da base do presidente Lula como em São Luís onde, há muitos anos, há uma aliança tácita entre os petistas e o grupo político formado pelo ex-governador, senador e atual ministro do STF, Flávio Dino. Em Salvador e Maceió, o PT se aliou ao MDB apoiando os candidatos indicados pelo partido. Ainda sobre a dificuldades petistas em capitais o senador entende que “mesmo em estados onde o governador é nosso aliado, percebe-se, o que é natural, a tendência do eleitor de não entregar a Prefeitura da capital e o Governo ao mesmo grupo político”.
Bolsonaro faz carreata em Caruaru
Embora no Recife o Ministério Publico Eleitoral tenha solicitado à Justiça a proibição de novas carreatas do ex-presidente Jair Bolsonaro com seu candidato Gilson Machado(PL), em Caruaru a carreata prometida para esta sexta-feira de Bolsonaro com o candidato a prefeito, deputado federal Fernando Rodolfo (PL) foi autorizada pelo próprio TRE através de liminar, segundo o deputado estadual Alberto Feitosa, um dos organizadores da agenda do ex-presidente no estado. A 105.a zona eleitoral de Caruaru chegou a autorizar a PM a suspender qualquer ato público do ex-presidente na cidade. O PL recorreu e ganhou no TRE.
Teresa fora de forma
A senadora Teresa Leitão está se recuperando de uma cirurgia para correção de uma prótese que colocou no fémur após a eleição de 2022 quando sofreu uma queda no último ato de campanha, tendo que votar em cadeira de rodas. Ela vinha sentindo dores no local da cirurgia e a equipe médica decidiu fazer uma correção na prótese. Com o uso de um andador ela publicou vídeo em suas redes sociais onde explica o que aconteceu e agradece as mensagens de apoio que recebeu. Vai ficar uns dias em casa mas promete voltar às atividades brevemente.
PP saiu na frente prestando contas
Existe um grande suspense sobre o número de prefeitos que os principais partidos vão eleger no estado este ano. O PP já anunciou que vai disputar a prefeitura em cerca de 60 municípios, em 18 deles com candidatos à reeleição. O coordenador da campanha do partido no interior, deputado Cleiton Collins, diz que “não estão nesse primeiro levantamento os candidatos a vice. Deixamos para depois”. Cleiton disse que não vai reassumir seu mandato na Alepe, onde deu lugar à deputada Roberta Arraes que não é mais candidata a prefeita, antes de concluído o pleito deste ano: “estava com problemas de saúde desde a pandemia e não conseguia me tratar. Agora estou conseguindo e estou feliz. Muito mais calmo”.
Quem vai curar a ressaca do PT de Pernambuco que, ao contrário do que a legenda conseguiu em cinco capitais nordestinas, não vai ter candidato próprio no Recife?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com