STJ mantém 27 anos de prisão para Zé Dirceu (Lava Jato)

Os ministros da Quinta Turma do STJ confirmaram a decisão do desembargador convocado, Leopoldo de Arruda Raposo e mantiveram a condenação do ex-ministro José Dirceu no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-chefe da Casa Civil no governo Lula pegou 27 anos de reclusão em regime inicial fechado por crimes de associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
A Procuradoria acusou o petista de ter usar sua influência política para indicar e manter pessoas na Petrobrás em troca de propinas sobre os contratos celebrados entre a estatal e a Engevix.
As informações publicadas pelo BlogDellas foram divulgadas pelo STJ. Também seguindo a decisão de Raposo, o colegiado reduziu em três meses a pena imposta a Dirceu pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (27 anos e quatro meses) por entender que foi indevida a valoração negativa das circunstâncias do crime de lavagem de dinheiro.
O entendimento foi fixado pelo STJ, por unanimidade, em julgamento do recurso impetrado pelos advogados do ex-ministro contra decisão monocrática de Raposo, que deixou de atuar na corte.


Você pode gostar

InstitutoRB mostra exibições em Super 8 na ação educativa CIME nesta quarta
26 de novembro de 2024, 14:41
“Estamos com Israel e permaneceremos com Israel” afirma secretário de estado dos EUA
11 de outubro de 2023, 15:48