A política, por enquanto, é dos homens mas a Olimpíada é das mulheres

 

Rebeca no pódio reverenciada por Simone Biles e Jordan Chiles.
Imagem: Elsa/ Getty Imagens

Com uma política até hoje ocupada majoritariamente por homens – a Presidência da República, do Senado e da Câmara  estão aí para comprovar – as mulheres brasileiras, cujos passos na política são ainda limitados – dos 27 governadores atuais só dois são mulheres – estão comprovando nas Olimpíadas de Paris que, quando tem oportunidades, as mulheres abraçam a causa e dão muito bem seu recado. Este ano em que, pela primeira vez, as mulheres são 55% dos 277 atletas olímpicos nacionais  nas Olimpíadas, era inegável até ontem a alta predominância delas no campo, nas quadras, nos tatames e até no mar da França.  

As medalhas de ouro ganhas pelo Brasil até agora foram conquistadas por mulheres: Bia Souza, no Judô e Rebeca Andrade, na ginástica artística. No Surf, Tatiana Weston-Webb conquistou a prata na Polinésia francesa. Gabriel Medina, grande campeão, ficou com o bronze em sua categoria. Mas os exemplos são ficam por aí. No futebol de campo, onde o Brasil ostenta um pentacampeonato mundial, a seleção masculina sequer foi classificada para disputar o torneio olímpico enquanto ontem as nossas jogadoras derrotaram a seleção espanhola, atual campeã do mundo,  por expressivos 4 a 2 e vão agora disputar a medalha de ouro. No vôlei de praia , quatro duplas brasileiras foram a Paris. As duas masculinas e uma feminina foram eliminadas esta semana mas resta na disputa uma dupla formada por Ana Patrícia e Duda, que disputa as quartas de final esta quarta-feira. No vôlei, a nossa seleção masculina foi, infelizmente, eliminada esta terça-feira mas a feminina segue vencendo e é uma das favoritas na conquista do ouro.

Rebeca Andrade é, até agora, a maior expressão da delegação brasileira: ganhou sozinha três medalhas – de ouro no solo e de prata no salto e no solo, ficando ainda com a medalha de bronze por equipes, dividindo esta última performance e também medalhas idênticas com as outras quatro ginastas nacionais, Jade, Flávia, Lorrane e Júlia, que disputaram a seu lado. Rebeca também tornou-se em Paris a maior medalhista brasileira de todos os tempos em Olimpíada. Falta ainda as competições de várias modalidades até domingo quando se encerra o período olímpico mas não há mais possibilidade do grupo feminino que foi a Paris ser ultrapassado pelo masculino.

Oportunidade

Ontem os comentaristas nacionais do setor de esportes ressaltaram na TV, emissoras de rádio e nas redes sociais as conquistas das mulheres em Paris, lembrando que, quando incentivadas, elas vão à luta e se saem bem em qualquer campo. O mesmo pode-se dizer da política. A conquista pelas mulheres de 30% das vagas nas disputas pelo voto as está levando, pelo menos, a ocupar espaços significativos nos executivos municipais como titulares, em alguns casos, mas predominantemente como vices. Em 2022, por exemplo, Pernambuco foi citado como exemplo a nível  nacional por ter elegido ao mesmo tempo três mulheres para os principais cargos em disputa: governadora, vice e senadora.

Bolsonaro em Pernambuco

Esta quarta-feira, o ex-presidente Jair Bolsonaro chega ao Recife às 11 horas. Faz uma passagem pelo centro da cidade depois do almoço acompanhado do candidato a prefeito da capital pelo PL, ex-ministro Gilson Machado e de sua vice Leonina Dias. Nesta quinta ele participará pela manhã a Igreja Quadrangular de Piedade viajando, em seguida, para Gravatá e Caruaru. No dia 09 vai a Vitória de Santo Antão, Carpina e Itambé. Depois vai estar em Camaragibe e à noite participar de jantar com empresários no Recife. No dia 10, sábado, ele participa às 10h30m de uma carreata que saíra da Padaria Boa Viagem em direção ao Clube Portugues quando o ex-presidente participará de um ato com candidatos a prefeito, vereadores e simpatizantes nas dependências do clube.

PT e PSOL juntos em Petrolina

O candidato a prefeito de Petrolina pela Federação PT/PV/PCdoB, ex-prefeito Odaci Amorim, celebrou aliança com a candidata do PSOL, Perpétua Rodrigues. Pelo acordo Odacy é o candidato a prefeito e Perpétua a vice. Na convenção realizada esta segunda-feira, no final do prazo eleitoral, Odacy disse: “somos a chapa do presidente Lula em Petrolina”. Ele prometeu um Governo que “cuide dos quatro cantos da cidade”. Os outros candidatos em Petrolina são o prefeito Simão Durando (União Brasil), o ex-prefeito Júlio Lóssio (PSDB) e a jornalista Lara Cavalcanti (PL).

As mulheres brasileiras chegaram para ficar em primeiro lugar nas Olimpíadas?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar