Convenções do final de semana dão largada à campanha para prefeito do Recife

 

As convenções dos três principais candidatos a prefeito do Recife este final de semana vão permitir o início efetivo da campanha eleitoral na capital. Daniel Coelho faz sua convenção este sábado no Clube das Pás e no domingo será a vez do prefeito João Campos que escolheu como sede o Clube Português, mesmo local de igual evento do PSB em 2022 quando foi oficializada a escolha de Danilo Cabral como candidato a governador. O candidato  do PL, Gilson Machado, tem convenção marcada para o Clube dos Oficiais da PM. Os outros dois candidatos, Dani Portela, do PSOL, e Tércio Telles, no Novo, já fizeram suas convenções.

A partir desta terça, dia 06, os partidos começam a registrar no TRE seus candidatos a prefeito, vice e vereadores. O prazo vai até o dia 15 e, em função disso, a Justiça Eleitoral só permite eventos de rua a partir do dia 16 mas ninguém está impedido de, nesse interregno, que é chamado nos bastidores de “período de defeso”, realizar reuniões fechadas, sem propaganda, até porque, para elaborar material de campanha, os candidatos precisam ter o CNPJ que só é obtido após o registro oficial da candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. Como alguns candidatos conseguem ser mais ágeis e se registrar antes dos demais, tendo liberado o CNPJ mais cedo, sempre nas campanhas há denuncias a respeito do assunto quando já na madrugada do dia 16 o material gráfico e as bandeiras começam a colorir nas ruas.

No Recife, com a existência de horário eleitoral gratuito na TV e onde as redes sociais são muito ativas,  as bandeiras e o material gráfico têm menos importância no início da campanha. No final, no entanto, estabelece-se uma verdadeira guerra por espaço nos sinais para as mais variadas bandeiras. O PSB, PSDB, PL, PSOL e Novo, que têm candidatos a prefeito na capital, projetam a realização de caminhadas para divulgar suas campanhas nas áreas periféricas e fazer tomadas de imagens para o Guia Eleitoral. Nelas podem usar carros-de-som mas tudo a partir do dia 16 de agosto. Já para as Convenções, exclusivamente, a Justiça Eleitoral permite as bandeiras e as imagens dos candidatos reproduzidas em grande dimensão, como é costume ocorrer.

Alckmin e outras lideranças nacionais do PSB

A campanha do candidato do prefeito do Recife, João Campos, à reeleição confirmou nesta sexta-feira a presença do vice presidente Geraldo Alckmin e de outras lideranças nacionais do PSB ( não citou quais) na convenção da Frente Popular do Recife marcada para este domingo as 10 horas da manhã no Clube Português. Militantes de todos os partidos coligados estão sendo convidados a comparecer ao evento que deve ser animado com a participação dos candidatos a vereador, seus apoiadores e de batucadas.

Daniel com Raquel, Gilson sem Bolsonaro

A convenção que oficializará Daniel Coelho este sábado terá como principal convidada a governadora Raquel Lyra. Também vai estar presente o presidente estadual do PSD, partido de Daniel, o ministro André de Paula. O evento será na sede do Clube das Pás a partir das 10 horas. O candidato do PL, Gilson Machado, não contará em sua convenção com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem foi ministro do turismo. Ficou acertado que o ex-presidente chega a Pernambuco este dia 7 pelo interior e estará no Recife dia 13 para um evento com Gilson e os demais candidatos metropolitanos do PL.

Mendonca na convenção de Daniel

O deputado federal Mendonça Filho confirmou presença na convenção de Daniel Coelho e, a convite da governadora, chegará ao local ao lado dela, Priscila, Daniel e Armando Monteiro.

Qual candidato a prefeito vai colocar em primeiro lugar, suas bandeiras nas ruas do Recife?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar