Fernando Dueire e Jarbas Filho ausentes da convenção do MDB que fecha apoio a João Campos

 

Convenção do MDB com a presença de Raul Henry, Samuel Salazar, João Campos, Paulo Roberto e Iza Arruda

O MDB fez sua convenção municipal esta sexta-feira, que homologou a chapa de candidatos a vereador na capital e oficializou o apoio à reeleição do prefeito João Campos, com duas ausências notórias: a do senador Fernando Dueire e do deputado estadual Jarbas Filho. O presidente estadual, ex-deputado federal Raul Henry foi o mestre de cerimônias e recebeu o prefeito junto com a deputada federal Iza Arruda e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda.

A informação dada para as duas ausências foi a de que Dueire estava viajando e Jarbas Filho se encontrava no interior em convenções dos prefeitos ou candidatos a prefeito que o apoiam. Não fosse o burburinho em torno da decisão do partido de apoiar Campos, a falta dos dois não teria chamado tanta atenção. Mas se sabe que o senador e o deputado estadual, este filho do ex-senador Jarbas Vasconcelos, foram contrários ao apoio à reeleição do prefeito pois pretendiam que a legenda se aliasse à governadora Raquel Lyra, de cuja base o partido faz parte na Assembléia. Foram derrotados pelo grupo majoritário, representado pelo próprio Raul e pelo prefeito de Vitória que dominam juntos  2/3 dos votos do comando partido.

No dia do anuncio do apoio ao João Campos – a oficialização só foi feita ontem – Dueire e Jarbas Filho estiveram no partido a contragosto, como este blog apurou com pessoas próximas aos dois. Eles, como minoria, aceitaram a decisão tomada mas não estavam dispostos a participar do evento que também contou com a presença de João Campos. Cederam, porém, aos apelos no sentido de não mostrar divisão naquele momento mas, a maior prova de que não andam satisfeitos, foi a ausência de ontem. Com o recesso parlamentar, tanto um quanto o outro têm condições de viajar, mas a presença na Convenção da capital, a mais importante do estado, seria imprescindível se tudo estivesse pacificado.

Chapa Vinicius/Muniz mantida, apesar do alvoroço

A decisão do PCdoB de indicar o empresário Celso Muniz para vice do candidato a prefeito de Olinda, Vinícius Castello, causou alvoroço nos meios políticos esta quinta-feira depois que foi divulgado que o empresário é bolsonarista. O PT, metido em saia justa e cobrando nas redes sociais por setores de esquerda, resolveu não se meter na confusão, na certeza de que a poeira vai baixar e porque não pode interferir na decisão dos comunistas, que fizeram a indicação. Tirar um pré-candidato depois de anunciado seria um vexame. Só a ele caberia tomar uma decisão dessas, o que não deve ocorrer.

Iza faz parecia com Fábio Gomes

A deputada federal Iza Arruda (MDB) anunciou parceria com o pré-candidato a vereador do Recife. Fábio é defensor das pessoas com espectro autista – TEA – uma das bandeiras de Iza na Câmara dos Deputados. A parceria dos dois demonstra que os vereadores do Recife cada vez mais se vinculam a deputados federais. Antes eles se entendiam mais com os parlamentares estaduais e na época da eleição para a Alepe e a Câmara os próprios estaduais garantiam a dobradinha com os federais.

Mano promete convenção gigante em Jaboatão

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, faz sua convenção este sábado na UNIFG – Faculdades Guararapes – em Piedade, e promete reunir cerca de 5 mil pessoas. Ele tem o apoio de dez partidos. A escolha da vice, a missionária evangélica Irmã Babate, líder da Assembleia de Deus, e anunciada esta quinta-feira causou animação no entorno do prefeito uma vez que uma das concorrentes fortes ao cargo é a deputada federal Clarissa Tércio, do PP, também evangélica.

Camaragibe faz convenções de Jorge Alexandre e Diego Cabral

O município de Camaragibe foi palco esta quinta-feira da Convenção do candidato a prefeito pelo Podemos, o ex-prefeito Jorge Alexandre que tem como vice o vereador Renê Cabral, do União Brasil. Esta sexta-feira foi a vez da Convenção de outro forte postulante ao cargo, o ex-secretário municipal Diego Cabral(Republicanos) que reuniu toda a esquerda em torno de si, incluindo o prefeito João Campos e que tem como vice a comandante Débora, do PT. Algo inusitado ocorreu no município. O vice de Jorge Alexandre é irmão do candidato a prefeito Diego Cabral, seu principal adversário.

O que o MDB de Pernambuco vai fazer na eleição de 2026: continuar com o prefeito João Campos ou apoiar a governadora Raquel Lyra?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar