Raquel precisa vencer em Jaboatão e Olinda para ter expressão metropolitana

 

“Ninguém ganha eleição de véspera”. Esta é uma expressão usada de forma recorrente nos meios políticos para demonstrar que não se pode contar com vitória eleitoral antes que os votos sejam colocados nas urnas e contados na forma devida. Apesar disso é fato notório que com o índice de aprovação que tem hoje – este percentual deve cair durante a campanha quando se estabelecer o contraditório – o prefeito João Campos tem grande chance de se eleger podendo fazê-lo ainda no primeiro turno como mostrou, com números, em comentário na CNN na semana passada o professor e cientista político Antonio Lavareda.

Em função disso, a governadora Raquel Lyra, para manter presença na Região Metropolitana na eleição deste ano precisa vencer nas cidades de Jaboatão e Olinda ou, no mínimo, em uma delas. As duas são, depois do Recife, as mais populosas cidades do estado. Embora não tenha expressado de forma clara sua preferência só não vê quem não quer que a governadora torce de deve apoiar o atual prefeito de Jaboatão Mano Medeiros, candidato a reeleição e, em Olinda, a ex-secretária municipal Mirella Almeida, a candidata do atual prefeito, professor Lupércio.

Apesar dos problemas que enfrenta com o PL na Alepe, tendo como um dos seus principais opositores o deputado estadual bolsonarista coronel Alberto Feitosa, a governadora tem tratado Mano Medeiros a pão-de-ló. Não só o convidando para audiências ou para participar de solenidades a seu lado como mantendo importantes obras em Jaboatão como a estrada da Muribeca, que está para ser concluída e a obra e recuperação do Jardim Monte Verde, atingido há dois anos por um deslizamento que provocou a morte de mais de 20 pessoas e o recapeamento dos corredores de transporte. Além disso, com a aproximação que tem com ministros do presidente Lula a governadora tem ajudado o prefeito a dar andamento a projetos com a ajuda federal. A própria obra de Jardim Monte Verde vai também contar com repasses da União. A solução dos prédios caixão também beneficia o povo de Jaboatão.

Em Olinda, a governadora mantém a passos largos a principal obra pública em andamento no município iniciada na gestão Jarbas Vasconcelos e até hoje não concluída, o Canal do Fragoso, que visitou junto com o prefeito na semana passada. No evento ela também falou da PE-15, em fase de conclusão, a Pan-nordestina, a Perimetral, acesso a zona rural, a urbanização de Peixinhos e a solução para os prédios caixão. A tarifa única na Região Metropolitana  teve Olinda como municipio mais beneficiado.

Comando Militar do Nordeste

A sede do Comando Militar do Nordeste em Pernambuco é a principal unidade militar na Região com força, como aconteceu recentemente, de garantir a vinda para o estado da nova Escola de Sargentos do Exército um dos maiores investimentos  que Pernambuco vai receber nos próximos anos. Com isso, a desativação da Base Aérea do Recife, anunciada ontem e publicada por este blog, não vai representar grande perda para o estado uma vez que ela já vinha com pouquíssima atividade, como informou o próprio comandante da Aeronáutica. O que perdemos é o simbolismo pois se trata de uma base de 83 anos instalada durante a 2.a Guerra Mundial. E a possibilidade do casarão na avenida Boa Viagem, a casa do Brigadeiro, como é chamado, vir a dar lugar a algum espigão.

Raquel recebe nova candidata de Araripina

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, ao lado de sua esposa, a deputada estadual Socorro Pimentel, foi recebido pela governadora Raquel Lyra esta quarta-feira, ao lado da nova candidata do prefeito à sua sucessão, a vereadora Camila Modesto, do Podemos. Como noticiamos, o prefeito perdeu o apoio do PDT anunciado no final de semana e de ultima hora precisou trocar de candidata. Ele aproveitou a audiência para solicitar à governadora mais investimento nas estradas do município inclusive da que liga Araripina ao estado do Ceará, uma das mais movimentadas do Araripe.

Que destino está mesmo reservado para a Casa do Brigadeiro, na avenida Boa Viagem, um verdadeiro cartão-postal da zona sul?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar