Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ é celebrado nesta sexta-feira
Esta sexta-feira, 28 de junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. A data celebra as conquistas da comunidade e lembra a contínua luta pelo respeito à diversidade, pelos direitos civis fundamentais e pelas políticas contra a discriminação.
A origem desta data remonta à década de 1960, em Nova York, quando frequentes invasões policiais em bares frequentados por pessoas homossexuais, trans, travestis e Drag queens resultavam em agressões e prisões injustas. Em resposta, ativistas se reuniram em 28 de junho de 1969 em frente ao bar Stonewall Inn e confrontaram a polícia, desencadeando protestos que simbolizam a luta pela liberdade e igualdade .
No Brasil, a primeira marcha pelos direitos da comunidade ocorreu em 1997, na Avenida Paulista, em São Paulo, reunindo cerca de 2 mil pessoas. Atualmente, é considerada a maior parada do gênero no mundo. Em 2022, a então Parada LGBT+ de São Paulo bateu o recorde de 4 milhões de pessoas.
No Recife , nesta sexta-feira (28), uma homenagem à data ocorrerá na rua da Aurora, localizada na área central da cidade. O local será decorado com mais de 60 bandeiras da diversidade. Com o tema “Cidade para todes – Políticas públicas para corpos LGBTQIAPN+ seguros”, a decoração abre as portas para uma programação educacional que debaterá diversidade, novas tecnologias e políticas públicas para pessoas de todas as bandeiras nos dias 6 e 7 de julho. O evento reunirá 40 participantes em um debate o orgulho neste mês de junho. Gratuito e aberto ao público, o evento acontece das 8h às 17h na Unidade Senac, na rua do Apolo, 235, no Bairro do Recife.
A intervenção no mês do orgulho, por meio do HackAtrack, faz parte da Campanha da Diversidade idealizada pela agência Ganda Labcriativo, em parceria com o Porto Digital, o Porto M.I.N.A.S (Mulheres em Inovação, Negócios e Artes), o Armazém da Criatividade e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (SECTI).
Brasilia-Diversos prédios e repartições públicas recebem iluminações especiais em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. As sedes do Tribunal de Contas da União (TCU), da Câmara Legislativa do DF e do Supremo Tribunal Federal (STF) já estão com as cores que remetem a bandeira, enquanto os prédios do Senado Federal,Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Palácio do Itamaraty serão iluminados nesta sexta-feira.
Redação com assessoria e veículos Foto: reprodução Agência Senado/freepick
e-mail:redacao@blogdellas.com.br