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Dia das Micros e Pequenas Empresas: conheça os desafios antes de se tornar  um MEI

O Dia Internacional das Micros e Pequenas Empresas (MEI), definido pela ONU e celebrado em 27 de junho, ressalta a importância dos pequenos negócios. No Brasil, o Mapa de Empresas, vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, revela que os MEIs representam 56,5% dos negócios ativos. Em 2024, houve 1.091.205 aberturas de MEIs no primeiro quadrimestre, um aumento de 29,8% em comparação com 2023. As principais atividades dos MEIs incluem promoção de vendas, preparação de documentos, cabeleireiros, comércio varejista de vestuário e transporte rodoviário de carga.

Optar por ser MEI é atraente devido ao processo de abertura simplificado e menor tributação, mas é preciso estar atento a alguns desafios. “Uma das principais dificuldades é a gestão financeira, especialmente no início, quando os recursos podem ser limitados. Além disso, a concorrência acirrada, a busca por clientes e a manutenção de uma boa reputação são desafios constantes. É importante também lidar com a burocracia e as obrigações legais, como impostos e regulamentações trabalhistas”, explica Rafael Coutinho, mestre em gestão empresarial e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG).

Gerir uma empresa exige habilidades de liderança, organização e visão estratégica. “É essencial definir metas claras, desenvolver um plano de negócios sólido e acompanhar de perto as finanças. Além disso, é fundamental investir no desenvolvimento da equipe, cultivar um ambiente de trabalho positivo e buscar constantemente maneiras de inovar e se adaptar às mudanças do mercado. Ao se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), é importante estar ciente das obrigações legais e regulatórias, como o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) e o cumprimento das normas específicas para o setor de atuação”, destaca o especialista.

Futuros micro e pequenos empresários devem evitar erros comuns, como não separar finanças pessoais das empresariais, o que pode causar problemas de caixa, e não investir em marketing e construção de marca, dificultando a atração de clientes. “Para evitar esses erros, é importante buscar orientação e capacitação, manter as finanças organizadas e investir na divulgação do negócio”, enfatiza Rafael.

Rafael também aponta tendências emergentes importantes para os MEIs. “Algumas tendências emergentes para o MEI incluem a digitalização dos negócios, a prestação de serviços online, como consultoria e freelancing, e o foco na sustentabilidade e responsabilidade social. Além disso, a personalização e a experiência do cliente continuam sendo áreas-chave para se destacar no mercado. É importante estar atento a essas tendências e adaptar o negócio de acordo com as demandas do mercado e as necessidades dos clientes”.

Redação com assessoria Foto: divulgação

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

 

 

 

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