Notícias

Seminário celebra os 200 Anos da Confederação do Equador

O julgamento de Frei Caneca em óleo sobre tela de Antônio Parreiras 1918

Em celebração aos 200 anos da Confederação do Equador, o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) e o Instituto do Ceará se uniram para realizar um seminário conjunto. O evento ocorrerá em Recife e Fortaleza, contando com diversas atividades que resgatam a memória histórica e promovem discussões sobre a importância deste movimento na história do Brasil.

A programação de palestras em Pernambuco, ocorre nos dias 02 e 03 de julho, no Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico do Estado, localizado na Rua do Hospício, 130, Boa Vista, Recife. A cerimônia de abertura será às 9h, na sede do IAHGP seguida de palestras . A solenidade oficial do Governo do Estado está marcada para às 16 horas, no Centro Cultural Eufrásio Barbosa, em Olinda. A programação segue na quarta-feira, 3 de julho, no Instituto  com encerramento às 15h, seguido pelo descerramento de um painel comemorativo no Forte das Cinco Pontas no Recife.

História-A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que eclodiu em 2 de julho de  1824 no Nordeste do Brasil. Teve início em Pernambuco, mas rapidamente se espalhou para províncias vizinhas, como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O movimento era contra a monarquia de Dom Pedro I e defendia a implantação de um regime republicano. Na época, o movimento foi proibido e severamente perseguido pelas tropas leais ao imperador. Trinta e uma pessoas foram condenadas à morte, entre elas o Frei Joaquim do Amor Divino, mais conhecido como Frei Caneca, que se tornou um herói entre os revolucionários.

Comissão-Uma Comissão Temporária em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador  foi criada em dezembro do ano passado e deve funcionar até março de 2025. O objetivo da comissão é planejar e coordenar as atividades de comemoração do bicentenário da confederação. A comissão é presidida pela senadora Teresa Leitão (PT-PE) e composta pelos senadores Humberto Costa (PT-PE), Fernando Dueire (MDB-PE), Jussara Lima (PSD-PI) e Efraim Filho (União-PB).

Serviço:

Programação do Seminário Comemorativo dos 200 Anos da Confederação do Equador

Terça-feira, 02 de julho

  • 8h30: Recepção e credenciamento dos participantes.
  • 9h: Cerimônia de abertura (Auditório do IAHGP).
  • 9h15: Palestra “A Confederação do Equador em Pernambuco” por Paulo Cadena (UFPE/IAHGP).
  • 10h: Palestra “A Confederação do Equador no Ceará: a outra independência, o Constitucionalismo e a repressão” por José Filomeno Moraes Filho (Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 11h: Palestra “Personagens da Confederação do Equador em Pernambuco” por George Cabral (IAHGP/UFPE/APL).
  • 11h45: Comunicações finais da sessão matutina.
  • 16h: Solenidade Oficial do Governo do Estado (Centro Cultural Eufrásio Barbosa – Olinda).

Quarta-feira, 03 de julho

  • 9h: Palestra “Personagens da Confederação do Equador no Ceará” por Júlio Lima Verde Campos de Oliveira (Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 9h45: Palestra “Muniz Tavares entre a Revolução de 1817 e a Confederação do Equador” por Fred Cândido da Silva (UFPE).
  • 10h50: Apresentação de bibliografia sobre a Confederação do Equador pelo Instituto do Ceará e IAHGP.
  • 11h20: Vídeo sobre a Confederação do Equador – TV Assembleia Legislativa do Ceará por Júlio Lima Verde Campos de Oliveira (Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 14h: Palestra “A Confederação do Equador como primeira revolução constitucionalista do Brasil” por André Heráclio do Rêgo (IAGHP/IHGB).
  • 15h: Encerramento.
  • 15h30: Descerramento de painel comemorativo e coquetel.

Redação Blogdellas com Agência Senado Fotos: reprodução

e-mail:redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *