Chuvas provocam alagamentos, deslizamentos e inundações no Estado
As fortes chuvas que atingiram Pernambuco nas últimas horas causaram diversos transtornos, incluindo inundações de rios, alagamentos e deslizamentos de terra em vários municípios do Estado. Deslizamentos de barreiras foram registrados em Ipojuca, Paulista, Tamandaré, Joaquim Nabuco, Olinda, Rio Formoso e São Lourenço da Mata, enquanto alagamentos ocorreram em Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Rio Formoso, Tamandaré, Recife e São José da Coroa Grande, sem vitimas, felizmente. O balanço da Defesa Civil do Estado até este sábado (15) mostra que as chuvas desalojaram 131 pessoas e deixaram 26 desabrigadas .
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, informou que está acompanhando de perto a situação. “Estamos monitorando os impactos das chuvas intensas que estão atingindo o Grande Recife e as regiões do Agreste e das Zonas da Mata Norte e Sul. A APAC, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão de prontidão, realizando resgates em áreas alagadas na RMR,” afirmou em suas redes sociais.
No Recife, a gestão municipal orienta a população a evitar deslocamentos desnecessários e seguir as orientações da CTTU e da Defesa Civil. O prefeito , João Campos, também usou as redes sociais para informar que “Centro de Operações da Prefeitura do Recife (COP) está atuando na coordenação das ações das secretarias e órgãos municipais desde o primeiro momento com chuvas mais intensas, que já registram mais de 154 milímetros. Volume que representa 42,3% de todo o previsto para o mês inteiro”, escreveu.
Em Jaboatão dos Guararapes o prefeito Mano Medeiros reuniu secretariado e outros gestores, na manhã deste domingo, no Palácio da Batalha, para avaliar os impactos das chuvas e direcionar os trabalhos. Como não há previsão de chuvas para as próximas 24 horas e o município voltou ao Estágio de Observação, equipes da Secretaria de Infraestrutura foram direcionadas para limpeza e da Defesa Civil para vistorias nas áreas de risco.A prefeitura informou que 126 pessoas da comunidade de Brasil Novo/Sapolândia foram abrigadas pelo município, em virtude da subida das águas no local. Elas foram retiradas em embarcações de suas casas pelos bombeiros e o Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil (GAT) e estão recebendo toda a assistência necessária. São 34 mulheres, 27 homens, 42 crianças, 12 adolescentes e sete idosos.
Ameaça de Enchentes
Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) segue atualizando a situação de rios em Pernambuco, em razão das chuvas que assolam o Estado. Em comunicado emitido nas redes sociais, a Agência traz, por exemplo, a situação dos rios Duas Unas e Capibaribe, respectivamente nos municípios de São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes, na RMR. Ambos estão em situação de alerta. Já os rios Ipojuca e Sirinhaém, nas cidades de Ipojuca e Sirinhaém, Litoral Sul pernambucano, estão em situação de inundação. A Agência também emitiu comunicado sobre notícias falsas acerca da abertura de comportas de barragens, desmentindo todas. Nas redes sociais no inicio deste domingo(16) a Agencia divulgou as cidades onde mais choveu nas ùltimas 24 horas : Recife – 113.3 mm; Goiana 82.1mm;Tamandaré 72.2 mm; Barreiros 71.7 mm; Ipojuca 71.7 mm.
As informações podem ser acompanhadas através do instagran da APAC – @https://www.instagram.com/apac_oficial/#
Redação com assessorias e veículos Foto: Edilson Júnior/PJG
e-mail:redacao@blogdellas.com.br