Sob contestação de Gustavo Novaes, ex-candidato a prefeito, Ferraz e Novaes se juntam em Floresta

 

Tendo como candidato a prefeito o médico Severino Ferraz (Podemos) e como vice Rinaldo Novaes(PSB), a cidade de Floresta vai viver este sábado o lançamento, pela primeira vez desde 1913, de uma chapa composta por representantes das Famílias Ferraz e Novaes, que disputam o poder municipal há mais de 107 anos e carregam, nessa história, décadas e mais décadas de conflitos que redundaram em mortes dos dois lados, tendo o último caso acontecido em 2010 quando três homens tentaram assassinar em Paulista, no Grande Recife, o policial civil Carlos Florentino Novaes. O policial, em depoimento judicial, acusou a família Ferraz pelo atentado que sofreu.

A composição atual é contestada por Gustavo Novaes, que foi candidato a prefeito em 2020 pela família Novaes, tendo sido derrotado pela atual prefeita Rorró Maniçoba e pela vice Bia Numeriano, e que agora apóia  as duas, que tentam a reeleição. “Essa união pontual entre um membro da nossa família que é candidato a vice do candidato a prefeito da família Ferraz não representa o desejo da grande maioria de nossa família. Historicamente sempre caminhamos juntos com a atual prefeita Rorró Maniçoba que recebeu nosso apoio e nós o dela.” Rorró, por sinal, se chama Rosangela Maniçoba Novaes Ferraz. Os dois últimos sobrenomes ela herdou do esposo, cujos ascendentes pertenciam aos dois lados que passaram a se digladiar em torno do poder.

O deputado estadual Fabrízio Ferraz (Solidariedade) celebra com entusiasmo a aliança pontuando-a como sinal dos tempos, fazendo o discurso de que “o que nos une é maior do que o que nos separa”. Em torno de toda essa celebração há o desejo dos Ferraz de derrotar Rorró que está bem na frente dos demais concorrentes em todas as pesquisas. O deputado estadual Kaio Maniçoba(PP) filho da prefeita, afirma que “esta é a união de jacaré com cobra d’água onde ninguém confia em ninguém. Os Ferraz estavam tão enfraquecidos para enfrentar Rorró que fizeram o discurso da pacificação para colocar um Novaes na vice. Mesmo assim não vão conseguir chegar lá. Temos o apoio de 80% da família Novaes”.

Floresta é o segundo maior município do estado

Com 3.643 mil quilômetros quadrados, Floresta é o segundo maior município do estado em área territorial. Com 35 mil habitantes, fica no sertão de Itaparica, que faz fronteira com o sertão do São Francisco. Sua influência política é enorme em todo o sertão do estado tanto que neste momento existem dois deputados estaduais representando o município na Assembléia, Kaio e Fabrício. Kaio, inclusive, já foi deputado federal.

Administração feminina

Os novos candidatos, Severino Ferraz e Rinaldo Novaes vão enfrentar duas mulheres: a prefeita Rorró e sua vice Bia Numeriano. Há quatro anos, antes portanto de Pernambuco eleger duas mulheres – a governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause – Floresta já escolhia duas. Rorró, por sinal, cumpre o seu terceiro mandato como prefeita. Ela foi eleita pela primeira vez em 2008, sendo a primeira mulher a governar o município, e foi reeleita em 2012. Ficou quatro anos fora e voltou em 2020 obtendo grande votação enfrentando um Ferraz, que ficou em segundo lugar e um Novaes, em terceiro.
  
Raquel em Serra Negra

A governadora Raquel Lyra participa este sábado às 12 horas da abertura do São João da Serra Negra, em Bezerros.  O Governo do estado, através da Empetur e da Fundarpe, librou R$ 1 milhão em apoio ao município que recebe grande número de turistas nas festas juninas, particularmente, em Serra Negra, uma área de preservação ambiental que conta com grande infraestrutura de bares e restaurantes e tem um dos climas mais amenos do estado nessa época do ano.

No que vai dar, em termos eleitorais, a união de membros das famílias Ferraz e Novaes, em Floresta?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar