Advogado, 26 anos, negro, militante LGBT, Vinicius Castello é o nome da esquerda na eleição de OIinda
Com mais de 24 mil seguidores no instagran – tem postagens curtidas por mais de 2 mil pessoas – o vereador de Olinda, Vinicius Castello, eleito pelo PT, foi considerado um fenômeno nas duas eleições que disputou. Há quatro anos, teve 2 mil votos para vereador da cidade quando poucos acreditavam em sua vitória. Em 2022, arriscou-se na candidatura a deputado estadual e teve 22 mil votos. Só quem não o conhecia poderia duvidar da sua capacidade quando o PT o lançou pré-candidato a prefeito de Olinda interessado muito mais em ganhar espaço no debate – na frente dele estavam duas pré-candidatas que lideravam as pesquisas, Luciana Santos e Gleide Ângelo – do que imaginando que ele chegaria onde chegou, antes mesmo das convenções.
Esta semana, como este blog noticiou em primeira mão, Vinicius virou o candidato da esquerda na terceira mais populosa cidade pernambucana. Tão logo Luciana Santos desistiu da disputa e Gleide Ângelo demonstrou não ter interesse, o PCdoB que, por décadas, dominou a cena política olindense, apressou-se em promover uma reunião com o MDB e PSB da qual saiu uma indicação de apoio a Vinícius. Além disso, Gleide, que é sua amiga, se dispôs a cerrar fileiras em torno dele, o que é considerado uma grande aquisição. Antes da desistência ela tinha em torno de 40% da preferência dos eleitores da cidade.
Vinicius já ganhou ares de majoritário. Esta segunda-feira, a convite dos senadores Teresa Leitão e Humberto Costa, foi a Brasília fazer contatos políticos. Um seu colega de Câmara, que pediu para não se identificar por apoiar outro candidato, diz que, apesar do pouco tempo de mandato, ele “sempre se colocou bem em qualquer discussão. Ë capacitado e tem muita desenvoltura nas redes sociais”. Na verdade este é um dos seus grandes trunfos. Vinicius produz seus próprios vídeos e está sempre se movimentando pela cidade. Como Olinda só tem um canal de TV, as redes sociais têm importância fundamental em uma eleição. Aliás, credita-se a elas grande parte da ascensão de Vinicius e dos votos que teve para vereador e deputado.
Um nome da periferia
A esquerda sempre disputou as eleições de Olinda com nomes típicos de classe média. Vinicius é “oriundo da periferia”, como sublinha a senadora Teresa Leitão. Assim também se colocou há quase 8 anos, o atual prefeito, professor Lupércio, que tirou o PCdoB do poder municipal. Aos colegas vereadores Vinicius contou que por não ter dinheiro para sair de casa e se divertir aproveitava todo o tempo disponível para ler e estudar, tendo conseguido concluir o curso de Direito. Desde pequeno se integrou à militância do PT nos bairros periféricos olindenses, caminho fundamental para chegar à política.
Desembargadora se destaca entre políticos
Causou surpresa esta terça-feira a presença da desembargadora do TRF-5, Joana Lins Pereira, ao lado da governadora Raquel Lyra e dos senadores Teresa Leitão e Humberto Costa no evento presidido pelo Presidente Lula, em Brasília, no qual foi assinado o acordo entre o Governo federal e o Governo do Estado que vai solucionar o problema dos prédios-caixão na Região Metropolitana. Joana, filha da jornalista Letícia Lins, foi, na verdade, o braço da justiça em torno de todas as negociações feitas nos planos estadual e federal para que a solução chegasse a bom termo.
Relogio das Flores vai ter nome
O famoso Relógio das Flores, de Garanhuns, uma das muitas obras que o ex-prefeito Ivo Amaral deixou para a cidade – outra foi o Festival de Inverno – será batizado na próxima sexta-feira, dia 21, com o nome de Relógio das Flores Ivo Amaral. Ivo dizia que o Relógio citado “media o tempo da delicadeza “ do povo do município que se destaca como importante polo turístico do estado. O evento acontecerá às 17 horas com a presença de familiares e amigos.
Após a saída de Luciana e Gleide, como fica o quadro na disputa pela Prefeitura de Olinda?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com