Desafio de adiar acesso de crianças aos smartphones mobiliza mães

 

Um grupo de mães  tomou uma iniciativa para combater o uso precoce de smartphones por crianças e adolescentes. Denominado “Movimento Desconecta”, propõe que os pais façam um acordo mútuo para presentear seus filhos com celulares somente a partir dos 14 anos e permitir o acesso às redes sociais apenas após os 16 anos. Inspirado por iniciativas semelhantes como a “Wait until 8th” e “Smartphone Free Childhood” dos Estados Unidos e Reino Unido, o Movimento Desconecta fundamenta-se em uma série de pesquisas que alertam sobre os riscos do uso excessivo de telas e redes sociais na infância e adolescência. A ideia brasileira foi concebida em abril, em uma escola particular de São Paulo. Camila Bruzzi, cofundadora do movimento, explica que ela e outras mães perceberam que, para adiar a entrega de smartphones aos filhos, era necessário um esforço coletivo. Isso porque a pressão social seria grande se outras crianças ao redor já possuíssem acesso a esses dispositivos. Para expandir e disseminar o movimento, as fundadoras criaram um perfil no Instagram e um site, onde reúnem informações e recursos sobre o tema. Em apenas um mês, a página na rede social alcançou 17 mil seguidores, demonstrando o interesse e apoio da comunidade. O grupo oferece diversas dicas para que outros pais possam abordar o tema nas escolas e em outros espaços de convivência infantil. No site do projeto (https://www.movimentodesconecta.com.br/)  há um guia  que explica como promover esse debate e encorajar mais famílias a aderirem ao acordo.

 

 

“Amigos Imaginários” é o filme da sessão CineMaterna desta terça-feira no Cinemark do RioMar Recife

 

 

Nesta terça-feira, dia 11 de junho, acontece mais uma sessão do CineMaterna no Cinemark do RioMar Recife. O filme exibido será “Amigos Imaginários”, eleito através de uma enquete no site da instituição. A sessão do CineMaterna será às 14h10 e conta com sala adaptada para que as famílias com bebês de até 18 meses possam aproveitar o momento juntos. As sessões adaptadas são promovidas pela ONG CineMaterna, instituída por mães, com preparação especial da sala, como volume reduzido durante a exibição, ar-condicionado com temperatura mais suave, sala levemente iluminada, trocadores dentro da sala de cinema, tapete especial, estacionamento para carrinhos de bebê, além da presença de voluntárias. Depois da sessão, as pessoas são convidadas a participar de um encontro com café e bate-papo. Além da adaptação especial da sala, as 10 primeiras famílias que chegarem para assistir ao filme com seus bebês de até 18 meses serão presenteadas com cortesia, limitada a uma por bebê. Entre os critérios para escolha do filme, através de enquete no site do CineMaterna, está a exclusão de filmes que tenham violência.

 

Inscrições para a segunda etapa do Revalida terminam nesta terça-feira

 

 

Com a finalidade de revalidar diplomas de médicos estrangeiros e brasileiros que se formaram no exterior, o exame avalia habilidades e conhecimentos a partir de princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Composto por duas etapas – teórica e prática – o Revalida avalia as competências em cinco áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade. Os candidatos aprovados na primeira fase do Revalida 2024 devem se inscrever até 11 de junho para as provas de habilidades clínicas, que acontecerão nos dias 20 e 21 de julho. A inscrição é feita pelo Sistema Revalida e a taxa de R$ 4.106,09 pode ser paga até 13 de junho. Durante a inscrição, é possível escolher a cidade de realização do exame e solicitar atendimento especializado. Para passar para a segunda etapa, é necessário obter pelo menos 64,277 pontos na primeira fase. A nota de corte foi divulgada em 29 de maio.

 

Senac Pernambuco promove Café da Manhã com Trade Turístico

 

 

O Senac Pernambuco promove nesta terça-feira (11), na Casa do Comércio, o evento “Café da Manhã com Trade Turístico”. O encontro reúne, a partir das 9h, representantes de órgãos e associações de classe ligados aos segmentos de Hotelaria e Turismo do Estado, além de empresários, gestores e profissionais do mercado. A iniciativa faz parte do Plano Diretor de Turismo do Senac, que tem como uma de suas principais metas a implementação de encontros periódicos com representantes do setor. O objetivo é fomentar um diálogo aberto e produtivo focado na inovação do portfólio e na criação de soluções empresariais eficazes do Senac para o mercado. O “Café da Manhã com Trade Turístico” será um momento para discutir tendências, desafios e oportunidades no setor de Turismo e Hotelaria, assim como para estreitar os laços entre a instituição e os profissionais. A ação será implementada em todos os regionais da instituição, fortalecendo a integração e colaboração entre os diversos atores do segmento. A Casa do Comércio, local do encontro, está situada na Avenida Visconde de Suassuna, nº 265, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

 

Caravana do Crédito chega a mais três cidades em junho

 

 

A Caravana do Crédito da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) segue expandindo sua área de cobertura, contemplando outros três municípios no mês de junho. As equipes de agentes e analistas de negócios começam esta nova fase do cronograma em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, nos dias 11 e 12. Depois, seguirão para o Litoral Sul pernambucano: dias 18 e 19, em Sirinhaém, e dias 20 e 21, em São José da Coroa Grande. O objetivo da caravana é descentralizar e interiorizar as operações da agência de fomento, garantindo que as linhas de crédito e financiamentos cheguem aos empreendedores de todas as regiões de Pernambuco. “Queremos nos aproximar das pessoas, apoiar o crescimento de quem atua formal ou informalmente, e orientar quem deseja iniciar seu próprio negócio. Durante a caravana, nossa equipe vai esclarecer todas as dúvidas e dar o suporte necessário”, destaca a diretora-presidente da AGE, Angella Mochel.

 

SEAP/PE registra mais de 1.200 alunos de escolas prisionais na 19ª OBMEP

 

 

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP/PE), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), registrou 1.211 alunos do sistema prisional na 1ª fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2024), realizada na terça-feira (04). A Escola Estadual Paulo Freire, localizada dentro da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra (PDEPG), em Limoeiro, somou 323 participantes, o maior número entre os estabelecimentos penais do Estado. A OBMEP é composta por alunos de escolas públicas e privadas que estejam cursando do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. É um projeto nacional criado para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar