Especialista revela que dengue também pode afetar a visão
-Os quadros mais graves podem resultar em inflamação da retina, hemorragias oculares e até mesmo comprometimento da visão-
Neste momento em que o Brasil ultrapassou 4 milhões de casos de dengue registrados em 2024, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, é necessário que a atenção e os cuidados sejam redobrados em relação à doença. Alguns sinais são febre alta, manchas vermelhas na pele, dores musculares e nas articulações e dor de cabeça. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue afeta pessoas de todas as idades.
Outro ponto importante e que muita gente não sabe é que a dengue também pode causar problemas para a visão. Os quadros mais graves podem resultar em inflamação da retina, hemorragias oculares e até mesmo comprometimento da visão. Complicações como tromboses também podem surgir.
“Outro problema que pode aparecer é a neurite, uma inflamação do nervo óptico que pode comprometer a visão de forma transitória ou mesmo definitiva, com distorções e alterações nas cores das imagens”, alerta a oftalmologista Thayze Martins, especialista em retina clínica e cirúrgica e catarata do Grupo Oftalmo, que tem unidades de atendimento na zona sul e norte. Em casos de alterações visuais, é fundamental procurar um oftalmologista o quanto antes. O diagnóstico precoce e o tratamento correto são vitais para preservar a visão.
Prevenção e cuidados- A prevenção é o melhor caminho para se proteger da doença e suas sequelas. Eliminar possíveis criadouros de mosquitos, utilizar repelente e não deixar recipientes com água parada abertos são algumas das medidas para evitar a contamainaação.Após a confirmação do diagnóstico, é necessária a ingestão de bastante líquido para hidratação, analgésicos e antitérmicos, como paracetamol ou dipirona, quando necessário, repouso e alimentação saudável. Vale lembrar que anti-inflamatórios salicilatos, como é o caso dos AAS, não devem ser tomados em caso de dengue.
Vacinação – O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer vacina contra a dengue no sistema público de saúde, tendo o imunizante sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aplicação das doses iniciou no mês de fevereiro deste ano .
Redação com assessoria – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br