O filme é sobre o racismo no Brasil. Teve pré-estreia no Recife dia 4 último e, desde então, é esperado nos cinemas locais, já provocando reflexões, debates, conversas em mesas de bar.
O roteiro vai direto na questão: É ambientado em futuro distópico e acompanha a iniciativa de um surpreendente advogado que pede indenização ao Estado Brasileiro pelo tempo de escravidão, o que motiva o Governo a “ incentivar “ os descendentes a voltarem à África. Depois de um tempo, o que seria compulsório, se torna obrigatório, com a decretação de uma medida provisória que obriga os negros – chamados eufemisticamente de “cidadão de melanina acentuada – a voltarem ao continente africano.
Lázaro Ramos, conhecido pela sua luta contra o racismo, estreia nesse longa como diretor: “O início deste projeto coincidiu com o momento em que a população negra no Brasil estava discutindo intensamente o seu espaço de formação de identidade, direitos e deveres”, lembra quase que justificando o sucesso que se tem registrado com o despertar de tanta curiosidade popular pela produção. Taís Araújo, Seu Jorge integram um elenco bastante elogiado.
O filme promete impactar e alterar momentos tensos com situações cômicas. Medida Provisória é, portanto, uma boa opção para os feriados que apontam por ai. A partir desta próxima quinta-feira (14), nos cinemas.
Foto: Divulgação