Sem um Coelho na disputa para onde irá Petrolina?
Em Política, o nome da cidade de Petrolina – o 2.o município mais importante do interior do estado e o terceiro em população em Pernambuco – se confunde com o da família Coelho. Os mais antigos, Nilo, Oswaldo, Augusto, e os mais novos, Fernando Bezerra, Miguel, Fernando Filho e Guilherme, nasceram na cidade, cresceram ajudando Petrolina a se desenvolver e ainda dominam a política municipal.
Este ano, no entanto, uma coisa rara vai acontecer: os três principais pré-candidatos a prefeito, não têm Coelho no sobrenome. Simão Durando (UB) e Júlio Lóssio(PSDB), contam, porém, com o apoio de parte da família. Simão, atual prefeito, foi vice de Miguel Coelho, que deixou o cargo para se candidatar a governador em 2022, e Júlio, embora tenha voo próprio porque governou a cidade por oito anos, foi convencido por Guilherme Coelho a disputar e o próprio Guilherme vai indicar seu vice.
Como Simão, além de bem avaliado, tem o apoio de Miguel que cresceu muito como liderança estadual em 2022, Júlio surge com o apoio da governadora Raquel Lyra e de todos os partidos de sua base. Mas há um terceiro nome que pode fazer bonito no pleito, o ex-prefeito Odacy Amorim, do PT, que quando se elegeu contou exclusivamente com o prestígio do seu partido e das lideranças de base rural formadas pela esquerda, que é forte no município. Odacy, porém, é mais uma prova de que os Coelhos não vão constar na votação majoritária. Nada tem a ver com a família.
Cresceram e querem base estadual
Há um outro motivo para os Coelhos não estarem diretamente na disputa este ano. Depois que Fernando Bezerra foi senador e seu filho Miguel candidato a governador, o comentário no meio político é de que a família aspira voos mais altos na disputa estadual. Tanto que Miguel é um pré-candidato a senador. O primeiro membro da família a ser governador (indireto) na época da ditadura e senador, desta vez pelo voto.
Lula da Fonte no Orçamento
Com pouco mais de um ano de mandato, o deputado federal pernambucano Lula da Fonte (PP) foi eleito membro da poderosa Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. O presidente é o deputado federal Júlio Arcoverde, do Piaui, também do PP. A comissão é composta por deputados federais e senadores.
Iza dando exemplo
A deputada federal Iza Arruda, do MDB, também celebra um feito de seu mandato que tem 1 ano e 3 meses. Teve uma lei de sua autoria sancionada esta quinta-feira pelo presidente Lula. A lei cria salas de acolhimento especial no SUS para mulheres vítimas de violência.
Luciana Santos e Embrapa
A ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, anunciou esta quinta-feira, nas comemorações do 51 anos da Embrapa, o aporte de R$ 21 milhões na empresa para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o semi-árido. O presidente Lula participou do evento.
O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, vai conseguir eleger Simão Durando para mais quatro anos de mandato?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com