Notícias

Alepe convoca secretária de saúde para audiência sobre crianças com microcefalia

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Álvaro Porto, anunciou, esta terça-feira, em pronunciamento no plenário, que está convocando a secretária de saúde do estado, Zilda do Rêgo Cavalcanti, para estar presente a audiência pública das comissões de saúde, da mulher e dos direitos humanos, a ser realizada na próxima segunda-feira.  Segundo ele, a secretária vai ser convidada a  prestar informações sobre a demora do estado na realização de cirurgias na coluna em mais de 100 crianças com microcefalia.

O presidente relatou que recebeu em seu gabinete, junto com alguns deputados, a presidente da União de Mães de Anjos, Germana Soares, que relatou a situação das crianças que sofrem dores que nem a morfina resolve e se encontram a espera das cirurgias reparadoras. Afirmou que a mesma relatou que nem mais é recebida pela secretária e que no início da gestão da governadora esteve com ela e a vice Priscila Krause para explicar a situação mas nada foi feito.

O presidente qualificou como” um absurdo” a situação e um “descaso grave” a protelação das cirurgias. Aproveitou, porém, o momento para relatar que a secretária não atende sequer a ele próprio e nem aos deputados. “Se isso acontece com os deputados imagine-se como não é o tratamento recebido pelas pessoas como Germana, embora ela represente 130 famílias afetadas por casos de microcefalia?”.

Ele disse ainda que os materiais ortopédicos (placas) necessários para garantir essas cirurgias custariam R$ 5 milhões e que o estado “não providencia a licitação para aquisição mas, ao mesmo tempo, contratou a Sociedade Albert Einstein por R$ 23,2 milhões para dar uma consultoria na área de gestão para os hospitais públicos”.

Em aparte ao presidente, o deputado Sileno Guedes, líder do PSB, afirmou que a secretária foi convidada para várias audiências da comissão de saúde e nunca compareceu.

Redação com blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *