Notícias

Dani Portela lança manifesto, cita mazelas do Recife e coloca-se à esquerda de João Campos

A pré-candidata a prefeita do Recife pelo PSOL, deputada estadual Dani Portela, divulgou esta quarta-feira o “Manifesto ao Futuro”. No documento, onde destaca que se mantem firme em sua vida pública “sem neutralidade”,  ela afirma que se propõe a construir ”um projeto de cidade mais justo e igualitário para todas e todos”. Num contraponto ao prefeito João Campos ela não só afirma que está à esquerda dele como destaca que acredita “assim como o presidente Lula,  que é preciso incluir os pobres no orçamento público”.

– “Considerando os últimos anos, o Recife, em 2020, ocupava o lugar de capital mais desigual do país” – diz a deputada e acrescenta: “de acordo com pesquisa recente, a nossa cidade continua numa posição crítica no que se refere às desigualdades, ocupando o segundo pior lugar no ranking das capitais. Recife tem hoje a segunda maior taxa de desemprego do Brasil, com 15% de população desempregada. É também a segunda capital com maior quantidade de pessoas abaixo da linha de pobreza, com 11,2%. Esse quando é ainda mais preocupante quando analisamos os dados sob a perspectiva de gênero e raça, considerando que grande parte das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social são mulheres, em sua maioria negras e periféricas”.                

Dando uma estocada indireta no deputado federal Túlio Gadelha(REDE) que hoje apoia a governadora Raquel Lyra e também disputa o apoio da Federação REDE/PSOL ela explica que “a candidatura do PSOL/REDE à Prefeitura do Recife deve cumprir uma função importante, posicionando a federação na defesa do Governo Lula e à esquerda de João Campos. Além disso se faz necessário que a candidatura mantenha um contraponto à gestão Raquel Lyra e no combate à extrema direita no Recife”.          

Ela ressalta também sua “trajetória política junto com os movimentos sociais, movimentos de mulheres, de negras e negros e LGBTQIAPN+ “e conclui que seus “passos na política como candidata a Governadora em 2018, como Vereadora mais votada no Recife em 2020 e como Deputada Estadual eleita em 2022, são reflexos dos avanços democráticos pela ocupação dos espaços públicos por mulheres negras vistos nos últimos anos”.Como, a

lém dela, a Federação REDE/PSOL tem outro pré-candidato, Túlio Gadelha, ficou acertado que a definição do nome escolhido será feita dia 15 de abril, após a votação do diretório municipal da Federação. Hoje Dani é franca favorita pois o PSOL tem mais de 50% dos votos da Federação e Túlio sofre resistência pelo apoio a Raquel Lyra.

Redação com blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *