Notícias

Mano Medeiros entrega estações meteorológicas para a Defesa Civil do Jaboatão

O prefeito Mano Medeiros entregou, seis estações meteorológicas que vão reforçar o trabalho preventivo da Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, em relação ao período das chuvas. A entrega dos equipamentos aconteceu nesta sexta-feira( 22). Os instrumentos de última geração vão captar dados para fins de análise meteorológica, tais como índice pluviométrico, temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, intensidade das nuvens, entre outros referenciais. Foram investidos um total de R$ 24 mil na aquisição dos equipamentos.

A iniciativa faz parte do Plano Integrado de Emergência (PIE) da Defesa Civil do município, que prevê o monitoramento e acompanhamento das condições meteorológicas em todo o município. As estações serão instaladas no Jaboatão Centro, Cavaleiro, Curado, Muribeca, orla do Jaboatão e em Prazeres. A Prefeitura contratou uma empresa de meteorologia que irá atuar no período de abril a setembro deste ano, realizando a análise dos índices captados nas estações meteorológicas, facilitando o trabalho das equipes de Defesa Civil junto à população. 

Outro detalhe é que o prefeito terá acesso aos dados meteorológicos, em tempo real, por meio de um aplicativo de celular. Esse monitoramento online facilitará o acompanhamento e a tomada de decisões por parte do gestor público. “A gestão municipal vem atuando no município, com um trabalho intenso de prevenção e orientação à população, antes mesmo do período mais rigoroso de chuva. Desde o ano passado, estamos com o Plano Integrado de Emergência que monitora e acompanha as ocorrências. Temos investido bastante na parte de prevenção, captando recursos para construção de muros de contenção, aplicação de geomantas, reposição de lonas plásticas, entre outras ações. A Prefeitura está preparada para proteger a população”, falou o prefeito.

O secretário de Defesa Civil do Jaboatão, coronel Elton Moura, ressaltou a precisão dos equipamentos: “A aquisição desses equipamentos meteorológicos vão dar maior precisão na leitura dos dados e, consequentemente mais assertividade nas ações que serão direcionadas para as áreas mais críticas no período de chuva”, disse.

Redação com assessoria – Foto – Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *