Procon Jaboatão orienta consumidores para compras de Páscoa

 

Na semana que antecede a Semana Santa e a Páscoa, o Procon do Jaboatão dos Guararapes orienta consumidores em relação às compras de ovos de Páscoa e pescados. Quanto aos ovos de Páscoa é pertinente verificar se eles estão intactos e bem acondicionados, além da data de validade e peso correto do produto. Outros pontos a serem observados pelo consumidor são ovos de chocolate que vêm com pequenos brinquedos e embalados com temas infantis. Esses produtos geralmente custam mais caro, além disso a embalagem deve conter o selo com a idade recomendável para uso infantil. No caso dos pescados, o consumidor que for comprar peixe fresco e frutos do mar deve verificar a procedência e  características do alimento. Mais um detalhe a ser observado é se o produto está bem acondicionado e refrigerado. Em relação ao peixe pré-embalado ou congelado, o consumidor deve observar o peso indicado na embalagem e desconsiderar a quantidade de gelo no produto. “Nesse período da Semana Santa, o consumidor encontrará os mais diversos valores e variação na qualidade dos produtos. Neste caso, é pertinente realizar uma pesquisa junto aos estabelecimentos comerciais, antes de comprar pescados e ovos de Páscoa. Outra dica é exigir a nota fiscal no ato da compra, para garantir uma possível troca do produto posteriormente”, alerta o superintendente do Procon, Borges Orzil. O Procon Jaboatão estará de plantão de forma online e com atendimento em tempo real para atender a população. As pessoas poderão registrar reclamações, fazer denúncias e obter mais orientações por meio do número: (81) 9 7323.7953 ou pelo site https://procon.jaboatao.pe.gov.br/instrucoes/

 


Venda de milhas aéreas, eis a questão

 

 

O Supremo Tribunal de Justiça- STJ definiu que as companhias aéreas podem vedar a transferência de milhas a terceiros. Essa questão vinha gerando polêmica e despertando atenção do segmento em pauta. Segundo José Mauro Burgos, expert no assunto, advogado integrante do Limongi Advocacia, “A Terceira Turma do STJ decidiu que não incorre em abusividade a companhia aérea que institui cláusula restringindo a cessão de milhas. “Na decisão, lembra  ele, foi destacado que os pontos de programa de milhagem são bonificações gratuitas conferidas pela companhia aérea, ao consumidor, em decorrência de programas de fidelidade, de modo que não fica caracterizada a abusividade de estipulação que limita essa cessão. “Digno de nota que o STJ vem seguindo essa linha de entendimento ao longo dos últimos anos, sendo certo que, em outro julgado, decidiu que os herdeiros não possuem direito à transferência de milhas aéreas”, afirma o advogado. “Assim, consumidor, fica o alerta para que faça bom proveito da sua milhagem aérea”, orienta Burgos.

 

 

Plataforma “Recife sem Racismo” fortalece combate ao preconceito Racial

 

 

Neste dia 21 de março, celebra-se o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, uma data importante para refletir e fortalecer as ações de enfrentamento ao preconceito racial em todo o mundo. E na capital pernambucana uma ferramenta  é  importante nesse enfrentamento. A plataforma “Recife sem Racismo” desde dezembro de 2022, está em pleno funcionamento, oferecendo um novo horizonte na promoção da igualdade racial e no suporte às vítimas de discriminação racial na cidade. A iniciativa visa conscientizar a população sobre o preconceito e os crimes motivados por questões raciais, além de informar sobre os direitos contidos na legislação federal vigente. Além de oferecer apoio às vítimas, com atendimento psicológico, assistencial e jurídico, a plataforma também possibilita o registro de denúncias de crimes raciais, fornecendo dados estatísticos que embasam o desenvolvimento de políticas de igualdade racial. A plataforma está acessível pelo site semracismo.recife.pe.gov.br ou pelo aplicativo Conecta Recife.

 

 

OAB realiza 1º Campeonato Nacional de Futebol da Advocacia

 

 

O Conselho Federal da OAB (CFOAB) anuncia o lançamento do 1º Campeonato Nacional de Futebol da Advocacia, marcado para esta quinta-feira (21/3). A iniciativa, organizada pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistências dos Advogados (Concad), OAB-PE e Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), inaugura uma competição destinada a unir, através do esporte, advogados e advogadas de todo o país. O evento de lançamento será realizado na sede seccional pernambucana, em Recife, às 15h30. O campeonato terá o respaldo e a chancela de duas importantes instituições do esporte brasileiro: a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Na solenidade de lançamento, será firmado termo de cooperação com a FPF para a designação de árbitros e fornecimento de bolas que serão utilizadas durante toda a competição. “Estamos entusiasmados com essa iniciativa e confiantes de que será apenas o primeiro de uma série de eventos que visam fomentar a união e a camaradagem entre os membros da advocacia em todo o Brasil”, afirma Beto Simonetti, presidente nacional da OAB. O 1º Campeonato Nacional de Futebol da Advocacia acontecerá entre os dias 27 de maio e 2 de junho, em Recife (PE). Nesta quinta-feira (21), ocorrerá ainda o lançamento oficial do site do evento. Além disso, será revelada a mascote do campeonato, batizada de “Didi”, em homenagem à fauna pernambucana, representada por uma onça suçuarana. O presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, também enfatiza a intenção de construir uma comunidade jurídica ainda mais unida por meio do esporte. “Essas iniciativas não apenas promovem a saúde física e mental dos inscritos, mas também fortalecem os laços de cooperação entre nós, advogadas e advogados”.

 

 

Arena de Pernambuco promove evento especial para o Mês da Mulher

 

 

No próximo sábado, dia 23, às 9h, a Arena de Pernambuco vai receber as mulheres e famílias para um um Tour especial . “Ações na Arena de Pernambuco ajudam a estimular as atividades de lazer no convívio familiar. Estamos promovendo neste sábado (23), algumas ações em comemoração ao mês dedicado à mulher, com atividades gratuitas de saúde e lazer”, comenta o Presidente da Empetur, Eduardo Loyo. Será uma manhã  com aula de pilates, coach dance, vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão  com quatro  sessões do Tour a partir das 09h. As inscrições gratuitas estão disponíveis através do Symplai: https://abrir.link/BWyKO)

 

Ativando o autoconhecimento feminino

 

 

A marca “Movimento Mulher Que Faz” realizará um encontro de Autoconhecimento Feminino no próximo sábado, dia 23, no Coffee Cube, a partir das 15h, no bairro da Jaqueira. O objetivo é de fortalecer o papel da mulher na sociedade. O evento contará com palestrantes e especialistas em diversas áreas, oferecendo insights inspiradores para capacitar as participantes a explorarem seu potencial pessoal e profissional. Além disso, haverá desconto exclusivo para as participantes e um ambiente acolhedor para promover conexões significativas. Para a CEO/Founder do MMQF, Rúbia Vasconcelos, a ideia é criar um espaço seguro e inspirador onde as mulheres possam se sentir empoderadas para explorar seu potencial máximo. “ O  autoconhecimento é a chave para desbloquear oportunidades e superar desafios, e o evento busca fornecer ferramentas práticas e insights valiosos para esse processo de descoberta pessoal” , reforça Rúbia.

 

Dia da Síndrome de Down: ações para promover a inclusão desde a infância

 

 

O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado neste 21 de março, desde 2006, é uma campanha que vem para conscientizar a população sobre os direitos e as oportunidades das pessoas portadoras dessa condição genética. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, no período entre 202o e 2021, foram notificados 1.978 bebês nascidos com a síndrome. Diante disso, a especialista em pediatria da Clínica Três Marias, Fabiana Rocha, destaca que , “Os pais de crianças com a Síndrome de Down devem buscar o acompanhamento médico e multiprofissional desde os primeiros meses de vida. Promover a garantia da educação através de escolas inclusivas e o acompanhamento pedagógico também é fundamental. Além disso, realizar atividades de lazer com os filhos e assegurar uma boa relação são importantes para o desenvolvimento emocional e psicossocial”. A profissional diz ainda que o diagnóstico precoce sobre a condição é necessário para o aconselhamento e preparação da família.

 

 

Mata do Passarinho recebe atividade de educação ambiental e combate à dengue

 

 

A ação será hoje (21), a partir das 9h, quando a Prefeitura de Olinda realizará uma importante atividade de Educação Ambiental com foco no combate à Dengue. Realizada na Mata do Passarinho, a programação tem como objetivo principal conscientizar a população, especialmente os moradores do Alto da Conquista, sobre a importância da preservação ambiental e das medidas preventivas contra a Dengue. No local, será ministrada uma palestra informativa abordando questões relacionadas à preservação do meio ambiente e ao combate ao Aedes aegypti. Logo após, os participantes também terão a oportunidade de contribuir com o meio ambiente participando de um plantio simbólico de mudas nativas. Ao final, serão entregues mudas medicinais pelo projeto Meio Ambiente Itinerante.

 

Inteligência Artificial é testada para evitar mortes de animais em rodovias

 

 

Pesquisa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP) avaliou o desempenho de sistemas de detecção de objetos com a finalidade de identificar animais da fauna brasileira em rodovias. A ideia é que, no futuro, a tecnologia possa ser utilizada para alertar os motoristas e evitar acidentes nas estradas.O modelo empregado detectaria o animal por câmeras e realizaria a comunicação de uma informação simples e objetiva. “Vale ressaltar que essa pesquisa se concentra na criação dos modelos de I.A. [inteligência artificial] para a detecção, e não houve aplicação completa com aplicativos móveis ainda, sendo um desejo futuro”, acrescentou Ferrante.Os pesquisadores, que se concentraram em espécies brasileiras em extinção, ressaltam que o sucesso de sua utilização tem relação com a disponibilidade de dados para treinamento do sistema. O estudo foi publicado na revista Scientific Reports.

Redação com assessorias e veículos – Fotos- Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar