PP pode sair das urnas com maior número de prefeitos deixando para trás PSDB e PSB

 

O PP, que vai empossar esta segunda-feira sua nova executiva municipal no Recife, foi apontado  por lideranças de várias legendas, ouvidas ontem por este blog, como o partido que deve sair das urnas em outubro com maior número de prefeitos no estado. A perspectiva é de que a governadora Raquel Lyra não vá poder engordar muito, como deveria, o seu partido, o PSDB, porque precisa ajudar legendas como o PSD, que recentemente se incorporaram à sua base de apoio; e que o PSB, ajudado pelos irmãos João e Pedro Campos, não vá minguar tanto como se previa. Desta forma, os socialistas podem disputar o segundo lugar em número de prefeitos com o PSDB. Viriam logo abaixo o MDB, Republicanos, PT e PL e União Brasil. “Estas  legendas vão estar no topo da disputa”- afirmou um deputado estadual conhecedor da geografia eleitoral pernambucana.

Presidente estadual do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte diz que seu partido “terá candidatos a prefeito em cerca de 60 a 80 municípios e eleger 40 com certeza”. Os demais partidos dividiriam os 144 prefeitos restantes. Nenhum deles, porém, se arvora a lacrar que chega aos 40, como faz o PP. Além das oito legendas citadas acima, outros partidos vão estar na disputa como Podemos, Avante e Solidariedade. É um incógnita a performance dos três na eleição mas a movimentação da ex-deputada federal Marília Arraes demonstra que ela não se deu por vencida e está na luta. Da mesma forma, o Podemos, do ex-senador Armando Monteiro, ganhou novo fôlego ao se incorporar à equipe da governadora e ao assumir a presidência da AMUPE.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apesar de ter o seu partido como destaque na busca de novos filiados nos últimos dias – ele próprio tem feito questão de se deslocar entre municípios nos finais de semana – não quis prever o número de prefeitos que a legenda possa vir a ter. Indagado se vai estar entre os primeiros rebateu: “de forma alguma, PP, PSDB e os outros estão na frente mas estamos trabalhando”. Silvio, que ontem prestigiou a filiação ao Republicanos da prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, esposa do presidente da Assembléia Álvaro Porto e candidata à reeleição, ainda esta semana vai a Caruaru declarar apoio ao candidato a prefeito do PDT, José Queiroz, ao mesmo tempo em que filiará à sua legenda o delegado caruaruense Erick Lessa, cotado para vice de Queiroz.

Raquel com maioria

               No levantamento realizado por este blog sobre a eleição de prefeito é possível constatar que a governadora Raquel Lyra vai sair do pleito municipal bastante forte em termos de prefeitos. Avalia-se que, juntando as legendas da sua base – do PP ao Podemos – ela pode vir a contar com o apoio de mais de 100 dos prefeitos que sairão vitoriosos das urnas. Para transformar isso em força capaz de alimentar sua reeleição em 2026 vai precisar, no entanto, fazer mais política do que fez até agora.

Perdeu a presidência da Alepe

           Neste final de semana isso ficou demonstrado quando o presidente da Assembléia recebeu em seu principal município lideranças do PSB na Alepe e o ministro Silvio Costa Filho, no evento de filiação de grande parte do seu grupo político que estava no PSDB ao Republicanos. Álvaro se afastou da governadora e, embora ainda não possa deixar o ninho tucano para não perder o mandato, deixa cada vez mais claro que está na oposição a ela quando poderia estar junto, caso o relacionamento entre os dois não tivesse chegando onde chegou. Nas últimas décadas, Raquel é o primeiro ocupante do Palácio das Princesas a não contar com o apoio da presidência da Alepe.

Falta de energia na zona rural

           O presidente da Comissão Especial de Defesa da Bacia Leiteira de Pernambuco, deputado estadual Claudiano Filho, vai realizar audiência pública da comissão esta quinta-feira, dia 14, na Câmara de Vereadores de Pedra, para discutir os problemas causados por faltas constantes de energia na zona rural e a busca de soluções. Entre os convidados, produtores, deputados, vereadores, prefeitos, órgãos públicos e a Neoenergia. Segundo ele, a falta de energia está causando graves prejuízos aos produtores de leite, queijo e iogurtes.

Sem água
  
          Esta quarta-feira uma operação de manutenção do sistema Tapacurá, a ser realizada pela Compesa, deixará 1 milhão de habitantes da Região Metropolitana sem água nas torneiras.  Vão ser afetados moradores do Recife, Jaboatão e Camaragibe. A regularização do abastecimento está prevista para as 7 horas da quinta-feira.

quem elegerá mais prefeitos este ano: PSDB ou PSB?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar