Programação especial celebra 487º aniversário do Recife a partir deste sábado
A prefeitura do Recife preparou uma programação cultural para celebrar os 487 anos da cidade. Através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Turismo e Lazer e Gabinete do Centro do Recife (Recentro) espalhará programações por toda a cidade, a partir de amanhã (09) até 24 de março, congregando todos os ritmos e a força de suas tradições e cenas culturais. As comemorações contam ainda com mostras e evoluções especiais promovidas pelas Forças Armadas.
Neste sábado( 9), a Banda Sinfônica, apresentará concerto gratuito e aberto ao público, no Parque Dona Lindu, a partir das 18h.O concerto no palco do Teatro Luiz Mendonça, contará com a participação do grupo Guerreiros do Passo, dançando no meio do público e convidando o público a dançar junto.Também ocorrerá neste sábado, visitação aberta ao público ao navio NAM “Atlântico”, das 8h às 15h, no Terminal Marítimo de Passageiros – Porto do Recife. No domingo (10) terá demonstração de salto de paraquedas da equipe de salto livre do Exército, “Os Cometas”, a partir das 10h, em Boa Viagem – 2º Jardim. E ocorrerá ainda apresentação da Esquadrilha da Fumaça, às 16h no Marco Zero.
No dia do aniversário, 12 de março, será inaugurada a estátua do poeta Miró da Muribeca, a 21ª do Circuito da Poesia, na avenida Rio Branco, às 17h. A inauguração contará com a performance “O Miró que Vive em Mim”, com Marlon Silva, Nina Rodrigues e Odailta Alves.A partir das 19h, o Teatro de Santa Isabel recebe uma sessão gratuita do espetáculo “Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro”, celebrando a cidade e o patrono do movimento Manguebeat, Chico Science, nascido num 13 de março para confirmar-se posteridade cultural recifense. O espetáculo, da Trupe Circus, da Escola Pernambucana de Circo, celebra o movimento musical, que terá ingressos distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo. No Teatro do Parque, o aniversário do Recife será coisa de cinema, com a exibição, também gratuita e também às 19h, do filme “Manguebit”, documentário roteirizado e dirigido por Jura Capela, que apresenta, com a típica estética VHS, depoimentos de nomes relevantes da cena musical pernambucana, como Cannibal, Fred O4, Jorge Du Peixe e Roger de Renor e Toca Ogan, entre outros, além de trechos de entrevistas de Chico Science, shows e clipes. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão.
No dia 17 de março (domingo), o público será transportado de volta ao século XVII para rememorar momentos e personagens marcantes do período holandês em Pernambuco através do espetáculo teatral Boi Voador, cujo palco será o Marco Zero, a partir das 18h. A peça teatral vai mergulhar recifenses e turistas em um turbilhão de emoções e intrigas que permeiam a história da cidade desde a época da chegada de Maurício de Nassau para governar a Nova Holanda. E o ponto mais icônico dessa governança não pode ser esquecido, justamente o momento em que Nassau “fez um boi voar”.
No dia 23 de março (sábado), o charmoso Parque Santana, no coração da Zona Norte recifense, vai receber o Festival de Jazz do Recife, entre 16h às 23h, com a participação de artistas de renome local e nacional. Os shows são gratuitos. As programações festivas serão encerradas no dia 24 de março, quando o centro da Cidade recebe o Viva Guararapes e o Música na Igreja. A edição especial do Viva Guararapes acontecerá entre 10h e 17h e contará com programação especial, musical, festiva e de serviços para todas as idades. Já o Música na Igreja acontecerá na Basílica de Nossa Senhora do Carmo. A partir das 16h, recifenses e visitantes terão a chance de apreciar um bonito espetáculo de Semana Santa, que contará com exibição de orquestra. Será um momento para celebrar a espiritualidade e a esperança, além de uma oportunidade de reflexão e renovação da fé através da música.
Redação com veículos e assessoria Fotos:divulgação
Redação com assessoria- Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br