Bivar deve perder hoje presidência do União Brasil e Mendonça voltará ao comando no Recife

Com o apoio, até ontem, de 4 governadores, 8 dos 9 senadores e de 56 dos 59 deputados federais, o advogado Antonio Rueda, atual vice-presidente do União Brasil, deve ser eleito esta quinta-feira novo presidente da legenda, desbancando o deputado federal pernambucano Luciano Bivar, que também é candidato e vinha sendo acusado de tomar decisões sozinho, criando arestas de Norte a Sul do Pais, o que levou o partido a ser classificado, ironicamente, de “Desunião Brasil”. Para tirar Bivar, a oposição a ele fez uma jogada de mestre. Convenceu Rueda a disputar tendo na vice o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, principal representante do antigo DEM na nova legenda. Ontem à noite se especulou que ele poderia desistir mas isso não tinha ocorrido até o fechamento desta edição.

O afastamento de Bivar do comando nacional da UB terá importante repercussão em Pernambuco. O comando do partido no Recife, que Bivar tirou, por via judicial, do deputado federal Mendonça Filho, deve voltar às mãos de Mendonça. Aliado da governadora Raquel Lyra, ele deve apoiar o candidato de Raquel a prefeito do Recife,  ampliando o leque de alianças que a governadora vem formando. Este blog apurou que a repartição do poder a nível municipal deve priorizar o deputado mais votado e Mendonça superou de longe a votação de Bivar e Fernando Filho na capital, em 2022. Os três formam a bancada federal do partido no estado.

A governadora Raquel Lyra está aguardando a decisão sobre o comando nacional da UB para integrar o partido à sua base política, com uma secretaria de estado. Hoje a legenda tem uma secretaria municipal do Recife e a direção do Porto do Recife que faz parte da máquina pública estadual. Os dois cargos foram preenchidos por indicação de Bivar. Ainda na Prefeitura do Recife está o deputado estadual Antonio Coelho, do mesmo partido, que foi indicado por Miguel Coelho. Tem-se como certo, porém, que o aproveitamento de Antonio foi um acordo particular da família Coelho com o atual prefeito visando a eleição de Petrolina, e está ao largo de um espaço da União Brasil.

Guerra quase foi parar na Policia

A disputa entre Rueda e Bivar esteve prestes a parar em uma delegacia de Polícia na tarde desta terça-feira quando, durante discussão com o ex-aliado e na presença da esposa e da filha dele de 12, Bivar teria ameaçado Rueda dizendo que ele tinha uma filha e devia pensar melhor no que estava fazendo. A esposa gravou a agressão e ameaçou procurar a Polícia. Ainda não tinha feito isso até esta quarta-feira.

Só perde para PL e PT

O União Brasil só perde para o PL e PT em número de representantes na Câmara dos Deputados. Quando houve a união do DEM com o PSL para formá-lo ficou acertado que Bivar seria o primeiro presidente e o segundo ACM Neto. Mas, desde o início, o grupo do DEM o passou a sentir que Bivar não cumpriria o acordo. Foi então que a solução passou pela conquista do vice-presidente Antonio Rueda. Mesmo sabendo que Rueda poderia substituí-lo, Bivar acreditou que ele estava apenas fazendo de conta mas acabaria apoiando-o parta continuar no cargo. Deu com os burros n’água.

Álvaro no Republicanos

Agora está claro que o presidente da Assembléia, deputado Álvaro Porto, deve passar a fazer parte, oficialmente, do grupo do prefeito do Recife, João Campos. A senha foi a decisão de filiar sua esposa, a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, ao Republicanos de Sílvio Costa Filho. O próprio deputado não sairá agora do PSDB para não correr o risco de perda de mandato mas, certamente, na janela partidária para a eleição de 2026, o fará.

Recesso

Esta coluna deixará de ser publicada de sexta a terça-feira devido a viagem da titular. Nossas desculpas aos leitores.

O que, na verdade, a governadora Raquel Lyra combinou com o ministro Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, para garantir o partido em sua base e não apoiar José Queiroz em Caruaru?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar