Projeto do Sebrae promove inovação empreendedora em São Lourenço da Mata

 

O município de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, está participando do ELI Ativa, uma iniciativa do Sebrae Startups em parceria com o Fab Lab Recife, empresa de design e inovação. O projeto visa estimular a comunidade local a empreender de maneira inovadora e capacitar pequenos negócios na região. São Lourenço da Mata é a única cidade no Nordeste a contar com a metodologia pioneira. A iniciativa é composta por diversas etapas, incluindo a metodologia para promover o empreendedorismo inovador, o mapeamento dos atores locais e a implementação de planos de ação para solucionar problemas locais e nacionais por meio da inovação.Além de São Lourenço da Mata, o ELI Ativa está sendo implementado pela primeira vez em São José d’Aliança (Goiás) e Tijucas (Santa Catarina). O cronograma do projeto prevê atividades até maio de 2024, incluindo encontros presenciais e remotos, bem como a divulgação dos resultados alcançados.

 

 

Atualização do Calendário de Vacinação nas Escolas de Jaboatão dos Guararapes

 

 

As crianças e adolescentes do município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, terão a oportunidade de atualizar seu calendário de vacinação diretamente nas escolas da rede municipal de ensino a partir da próxima segunda-feira (19). O Centro de Educação Infantil (CEMEI) Professora Maria de Fátima da Silva, em Jardim Prazeres, será o primeiro local a receber essa iniciativa, que se estenderá até o dia 29 de fevereiro, das 9h às 15h. Essa ação é parte integrante da Campanha de Multivacinação – Programa Saúde na Escola, promovida pela Secretaria de Saúde do município, com o objetivo de promover a atualização da caderneta de vacinação dos estudante.Durante os dez dias da campanha, os pais e responsáveis poderão levar as crianças para receber as vacinas necessárias. Para participar, é imprescindível que os pais ou responsáveis apresentem o Cartão do SUS ou CPF, o Cartão de Vacinação (caderneta da criança) e o Termo de Consentimento devidamente preenchido e assinado (para o público acima de 12 anos). É importante ressaltar que, para crianças menores de 11 anos, a presença de um responsável é indispensável para que possam receber a vacina.

 

 

Quilombolas comercializam produtos artesanais na loja “Patteo Social”

 

 

O Shopping Patteo Olinda está promovendo, durante todo o mês de fevereiro, uma exposição do grupo Quilombolas de São Lourenço em seu espaço colaborativo “Patteo Social”. Formado por mulheres artesãs e marisqueiras do Quilombo de São Lourenço, em Goiana, o grupo traz para venda , produtos artesanais, feitos a mão. São  colares, brincos, pulseiras, bolsas e roupas exclusivas, decorados com elementos característicos da região, como búzios, mariscos e coco de macaíba. Toda  renda obtida será revertida para apoiar as atividades do grupo. O Quilombo São Lourenço, reconhecido oficialmente em 2005 pela Fundação Cultural Palmares, abriga cerca de 950 famílias no distrito de Tejucupapo, em Goiana. A loja está localizada no piso L2 do Shopping Patteo Olinda, com horário de funcionamento de segunda a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

 

 

Ludmilla participa com estrelas internacionais da trilha sonora de “A Cor Púrpura”

 

 

A cantora brasileira Ludmilla está fazendo parte da trilha sonora do novo longa da Warner Bros. Pictures, “A Cor Púrpura”, que está em cartaz nos cinemas brasileiros desde a semana passada. O filme apresenta uma seleção de grandes nomes da música, incluindo Alicia Keys, Usher e Mary J. Blige.Ludmilla colabora na faixa “Girls” ao lado da artista estadunidense V. Bozeman e da britânica Dyo. O álbum foi produzido pelo diretor do filme, Blitz Bazawule, e Ludmilla é a única representante brasileira convidada para integrar a trilha sonora do filme.Esta nova versão de “A Cor Púrpura”, sucesso de 1985 dirigido por Steven Spielberg, conta a história de uma fraternidade formada por três mulheres negras que compartilham um vínculo forte e inquebrável. A trama é uma adaptação do romance de Alice Walker, que também dá nome ao filme.

 

 

Instituto Oferece Formação Online e Gratuita para Professores e Gestores de Educação

 

 

O Instituto Iungo está promovendo a terceira edição do programa Cartografias, em parceria com o Instituto MRV, oferecendo oportunidades de formação online e gratuita para professores e gestores escolares. O curso “Cartografias: Mapas de Projetos de Vida” proporciona uma jornada de 4 horas, onde os participantes exploram conceitos fundamentais e constroem suas próprias cartografias pessoais, orientando o planejamento de aulas. Já o curso “Cartografias: Planejando Aulas de Projetos de Vida” foca na reflexão e criação de planos de aulas para o componente curricular.  As inscrições para os cursos estão abertas até o dia 23 de fevereiro e podem ser realizadas através do link: https://iungo.org.br/formacao/cartografias-iungo/.

 

 

Fies Social terá financiamento de 100% do ensino superior

 

 

A medida, que só em 2024 deverá ter mais de 100 mil beneficiados, foi publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União. O Fies Social é uma nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) programa do Ministério da Educação (MEC) executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.A possibilidade de financiamento total tem por objetivo  retomar o papel social do programa.Entre as novidades, há previsão de reserva de vagas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Na prática, estudantes com renda familiar per capita de meio salário-mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) poderão financiar até 100% da mensalidade da educação superior, por meio do Fies Social. O candidato ao financiamento precisa participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançar nota média igual ou superior a 450 pontos, além de não zerar a redação. De acordo com o MEC, o Fies Social já será disponibilizado a partir do segundo semestre de 2024.

 


Mais de 40% dos idosos com mais de 75 anos enfrentam problemas devido a quedas

 

 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 40% dos idosos com 75 anos ou mais sofrem quedas anualmente, levando a um aumento significativo no número de óbitos decorrentes desses acidentes, totalizando 9.592 mil em 2022. Essas quedas representam o terceiro maior fator de mortalidade entre os idosos no país. A fisioterapeuta Karina Fernandes, da Clínica Três Marias, destaca que algumas doenças contribuem para a ocorrência desses acidentes. “Doenças que causam a degeneração óssea (osteoporose), tonturas e zumbidos no ouvido, quadros de demência, doença de Parkinson e sarcopenia (perda de massa muscular acentuada) são algumas  que tornam esses acidentes frequentes”, pontua. Para prevenir quedas, a especialista recomenda melhorias no ambiente doméstico, como a remoção de tapetes e a instalação de barras de segurança. Além disso, o acompanhamento fisioterapêutico é importante, com exercícios específicos como fisioterapia convencional, pilates e hidroterapia sendo indicados para a reabilitação e prevenção.

 

Maracatu de Baque Solto perdeu Mestra Gil

 

 

Givanilda Maria da Silva, conhecida como Mestra Gil, morreu nesta sexta-feira (16), vítima de um câncer. A artista que era natural de Nazaré da Mata, na Zona da Mata pernambucana, foi pioneira na história do maracatu rural, ao liderar, pela primeira vez, o Maracatu Feminino Coração Nazareno, que foi fundado em 08 de março de 2004 ( Dia Internacional das Mulheres).Sua trajetória no Maracatu Feminino Coração Nazareno foi marcada por uma ascensão notável, começando como bandeirista e alcançando o posto de mestra.Dentro do Maracatu Coração Nazareno, Mestra Gil contribuiu para a produção de dois CDs, ambos carregados de temáticas sociais, ambientais, culturais e de empoderamento feminino. Foi casada com o Mestre Zé Duda, do Maracatu Rural Estrela de Ouro, de Aliança, na Mata Norte. Ele, que faleceu em 2 de junho de 2023, foi reconhecido como o “garganta de ouro”, responsável por incentivar e apoiar a carreira de Mestra Gil dentro da cultura popular do maracatu rural.

Redação com assessorias e veículos – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar