PT não perde tempo e leva nome para vice mais forte ao camarote de João Campos

No Municipal, Tábata, João Campos, Teresa Leitão e Mozart

A senadora Teresa Leitão que, ao lado da executiva do PT no Recife, está apoiando a escolha do médico, ex-vereador e atual assessor do ministro Alexandre Padilha, Mozart Sales, para compor, como vice, a chapa do prefeito João Campos, tem agido com desenvoltura nessa questão. Na visita recente de Lula ao estado ela levou Mozart até para a recepção ao presidente no Aeroporto. No último sábado, foi para o camarote do prefeito no Baile Municipal junto com ele e ambos foram brindados com uma foto ao lado de João e da sua namorada, a deputada federal Tábata Amaral. O registro foi direto para as redes sociais.

As costuras em torno do nome de Mozart estão de vento em popa e dificilmente ele perde a indicação para os outros pré-candidatos: o deputado federal Carlos Veras e a vereadora do Recife, Liana Cirne. Como existem três nomes postos, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, que durante a filiação de Elias Gomes ao partido disse, de forma clara, que não há opção de apoio a João a não ser com a vice, está evitando se referir a um nome em particular – quem também se mantém calado é o senador Humberto Costa – mas Gleisi, vem passar o carnaval no Recife e, certamente, falará do assunto com os mais próximos. No plano nacional dá-se como certo o nome do médico, não só por ele interagir com todas as correntes petistas, como pela amizade que tem com Padilha ao qual consultou antes de se colocar como opção.

No PT já se comenta, inclusive, que João tentou acalmar a luta pela vice, argumentando que não sabe se, eleito, vai disputar o governo do estado. Mas isso não teve repercussão no partido que está convencido da necessidade de estar na chapa em função dos 12 anos em que governou a capital através dos dois mandatos de João Paulo e de um de João da Costa. Nas coxias também se relembra que a deputada federal Marília Arraes, apresentada pelos petistas como candidata em 2020, foi para o segundo turno e teve 46,27% dos votos (João teve 52,27%).

Partidos esperam secretarias

Após a decisão da governadora Raquel Lyra de colocar um indicado do PDT na secretaria de criança e juventude, cresce no entorno de partidos que a apoiam como o PP a esperança de também compor o secretariado. Os progressistas têm 8 deputados estaduais e dois outros que respondem à liderança do deputado federal Dudu da Fonte – Danilo Godoy (PSB) e Romero Sales (UB). O partido tem hoje o controle de órgãos de segundo escalão como Lafepe, Ceasa e IPEM. Dudu tem respondido aos que o procuram que não tem pressa e aguarda o tempo da governadora.

Posse do secretário do PDT ficou para esta quinta

Não vai mais ser nesta quarta-feira a posse do novo secretário de Criança e Juventude do Governo do Estado, Ismênio Bezerra, indicado pelo PDT. A mudança foi necessária para garantir a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, na solenidade. Lupi deseja com isso dar uma espécie de troco ao PSB, que tirou do PDT o senador Cid Gomes, do Ceará.

Almir Rouche, André Rio e Ed Carlos insatisfeitos

Os interpretes de frevo mais requisitados em Pernambuco, Almir Rouche, André Rio e Ed Carlos estão insatisfeitos com a Prefeitura do Recife por estarem fora da grade nos principais palcos. Reclamam que se deu espaço a intérpretes de fora em detrimento dos recifenses. Os três são figuras carimbadas em todos os carnavais desde a época em que o governador Jarbas Vasconcelos os colocou nos palcos principais sobretudo na Guararapes, no tempo de Cadoca e do grande galo na Ponte Duarte Coelho. Também estiveram presentes no Recifolia.

Raquel resgata Centro do Idoso

A governadora Raquel Lyra ganhou na justiça a posse do Centro do Idoso de Areias, que foi instalado pelo estado mas foi transferido para o município no final da gestão do governador Paulo Câmara. A 1.a Turma do TJ manteve decisão da primeira instância, reclamada pela Prefeitura e não só reconheceu que o Centro é do estado como deu 10 dias para que a PCR retire seus pertences do prédio. A secretária de Saúde Zilda Cavalcanti argumentou que o espaço é fundamental para atender os idosos de todo o estado nas mais diversas especialidades médicas.

Quantos deputados estaduais vão assinar requerimento do deputado Diogo Moraes para convocar Casa Militar da governadora a prestar esclarecimento sobre a presença de um sargento em reunião da casa?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br / terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar