Compesa monta esquema especial para garantir abastecimento no carnaval

 

A Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, montou um esquema de reforço no abastecimento para áreas com maior concentração de foliões durante o Carnaval. O objetivo é de evitar interrupções no fornecimento de água. De acordo com a companhia as principais barragens na região metropolitana têm níveis altos garantindo o fornecimento no Grande Recife. Em Olinda, 18 bairros terão em média 20 horas de abastecimento diário até a Quarta-feira de Cinzas. Na área central da capital, está programado para o dia todo. No litoral norte, o reforço será feito por carros-pipa em alguns bairros. No litoral sul, a vazão de água do sistema de bombeamento de Ipojuca será aumentada para garantir água em Porto de Galinhas e Muro Alto. Equipes trabalham em oito sistemas de abastecimento para segurança hídrica em outras cidades. A Compesa anunciou ainda parceria com o Corpo de Bombeiros Militar para manutenção de 37 hidrantes nos bairros do Recife e Olinda. Durante o Carnaval, 309 profissionais estarão em plantão para atender as demandas e garantir o abastecimento em todo o estado.

 

 

Operação Lei Seca será intensificada durante a folia

 

 

Com o objetivo de promover mais segurança no trânsito durante o carnaval, o Governo de Pernambuco vai intensificar as ações da Operação Lei Seca (OLS). Ações de fiscalização e educação vão acontecer 24 horas por dia, junto com o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam). Ao todo 12 equipes vão atuar diariamente em locais e rotas estratégicas entre os dias 8 e 14 de fevereiro. Serão mais de 60 pontos de fiscalização situados em rotas próximas aos focos de folia e praias, que habitualmente são destino do público nessa época. No interior, os destaques são a atuação das equipes nas festas dos Papangus, em Bezerros, no Agreste, no Maracatu Rural, no município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado, e em Pesqueira.

 

Pernambuco e Recife decretam ponto facultativo para servidores

 

 

O Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife decretaram, nesta terça-feira (6), ponto facultativo para os servidores nos dias do Carnaval 2024. Os dias 12, 13 e 14 de fevereiro serão considerados ponto facultativo nas repartições públicas, devido ao período carnavalesco. No Recife, haverá um dia a mais de ponto facultativo: a sexta-feira (9). Isso implica que nessas datas não haverá expediente para os servidores públicos. Vale ressaltar que a determinação abrange tanto repartições quanto entidades da administração direta e indireta. Nestes dias, apenas serviços essenciais, como segurança pública, serviços de saúde e serviços de mobilidade, estarão em funcionamento. As determinações foram publicadas nos respectivos Diários Oficiais das gestões.

 

 

SESI-PE oferta 300 vagas em dois cursos gratuitos voltados para relações de trabalho

 

 

 

A proposta é voltada para quem está buscando se preparar para o mercado de trabalho. São 300 vagas em dois cursos de qualificação profissional gratuitos e online: “Relacionamento Interpessoal” e “A Importância do Feedback”. As inscrições estão abertas e vão até o dia 18 de fevereiro ou até as vagas serem preenchidas, e podem ser feitas no site pe.sesi.org.br, na seção “Educação Continuada”. Para realizar o curso, é necessário ter, no mínimo, 16 anos, acesso à internet, e-mail e noções básicas de internet. Depois de realizar a matrícula, o estudante tem 30 dias para terminar o curso desejado. Após a conclusão, o aluno participará de uma avaliação na plataforma educacional e, ao atingir o mínimo de 70 pontos no exame, receberá o certificado. Para tirar dúvidas ou obter outras informações, basta entrar em contato pelo (81) 98151-8375 (WhatsApp) ou pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br.

 

Prazo para matrículas de aprovados no Sisu termina hoje

 

 

Quem passou na chamada regular do Sisu tem até esta quarta-feira (7) para fazer a matrícula nas universidades. O aluno tem que verificar onde ir para se inscrever, porque cada instituição de ensino tem um horário e um local pra fazer o atendimento. Nesta quarta-feira também termina o prazo para os candidatos que não foram aprovados nessa primeira chamada se registrarem na lista de espera. O estudante deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para fazer o registro. A edição deste ano do Sisu teve uma única etapa de inscrição para todo o ano e ofertou mais 260 mil vagas em 127 universidades públicas. Mais de 1,2 milhão de pessoas se inscreveram nessa edição.

 

 

Cartilha ensina alunos de escolas públicas a acessar programas sociais

 

 

O Brasil tem várias políticas voltadas para o ingresso e permanência no ensino superior de estudantes negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências, pessoas trans, entre outros grupos. A cartilha funciona como guia para orientar alunos de escolas públicas a como se beneficiarem desses programas. O Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa, núcleo de pesquisa do IESP-UERJ, criou a publicação gratuita que está acessível na internet. O guia pode ser acessado no site : gemaa.iesp.uerj.br

 

 

Bloco Folia Sem Idade desfila amanhã em Olinda

 

 

A concentração do desfile acontece na Praça do Jacaré, no Carmo, em Olinda, a partir das 9h30. Na programação, está a tradicional escolha do Rei e Rainha do Carnaval da Melhor Idade, assim como os concursos de fantasia, passista, além de várias homenagens e muita alegria. Em seguida, o bloco percorrerá a Avenida Sigismundo Gonçalves, em direção ao Mercado Eufrásio Barbosa, acompanhado por uma orquestra de frevo. O evento carnavalesco reúne idosos ligados ao Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Olinda (COMDIO) e conta com o apoio da Prefeitura de Olinda, através das Secretarias de Desenvolvimento Social Cidadania e Direitos Humanos e da Saúde (Coordenação dos Idosos).

 

 

Fique atento as condições dos alimentos antes de comer em meio a folia

 

 

O professor Crístines Melo, do curso de Nutrição da UNIFG, destaca a importância de escolher estabelecimentos confiáveis para evitar problemas com alimentos no carnaval. A contaminação, devido à manipulação inadequada e ao armazenamento precário, representa um sério risco de infecção intestinal, especialmente em meio ao calor. O especialista lembra que antes de comprar, é essencial observar a higiene do local, verificar a data de validade dos produtos embalados e observar a forma como os alimentos são manipulados pelos vendedores. O especialista recomenda o hábito de higienizar as mãos como medida básica de prevenção, e sem torneira por perto, recomenda o uso de álcool em gel.

Redação com assessoria e veículos Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar