Galo da Madrugada 2024: Conheça programação e detalhes do desfile
O Galo da Madrugada, anunciou em coletiva de imprensa nesta terça-feira (6) os detalhes de seu 45º desfile, para o próximo sábado (10). O maior bloco do mundo, com o tema “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”, se prepara para encantar as ruas do Centro do Recife com uma fusão entre duas das maiores expressões culturais de Pernambuco: o frevo e o brega.
Serão seis carros alegóricos e 30 trios elétricos. Dentre os artistas, estão nomes como Elba Ramalho, Almir Rouche e Marron Brasileiro. Há ainda convidados, como Juliette – participará de duetos -, Michel Teló, Gaby Amarantos e Vanessa da Mata.A concentração acontece no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, área central do Recife, e o desfile terá 6,5 Km e segue até a Rua do Muniz (sentido Avenida Dantas Barreto), também no Centro.
A organização informou que, neste ano, as alegorias do Galo da Madrugada receberam uma roupagem diferenciada para homenagem a Reginaldo Rossi. Nos carros alegóricos, foram usadas como referência três músicas do cantor: “Garçom”, “A Raposa e as Uvas” e “Recife, Minha Cidade”.O presidente do bloco, Rômulo Meneses, revelou que a escolha do tema é uma forma de celebrar não apenas a obra do artista, mas sua ligação íntima com a cidade e o estado: “Nosso querido e imortal Reginaldo Rossi, vizinho, aqui, do bairro dos Coelhos, será nosso grande homenageado, não só do Galo, como de todo o Recife e Pernambuco” , explicou.
Com a expectativa de reunir uma multidão de mais de 2,5 milhões de foliões, o Galo da Madrugada também se destaca este ano por suas iniciativas voltadas à segurança e à sustentabilidade. Em parceria com o Governo do Estado, serão implementadas medidas como o monitoramento por câmeras ao longo do percurso. “A gente orienta todos que não venham com garrafas de vidro porque faremos a troca dos vasilhames das pontes do Centro. Também estamos instalando as câmeras para esse monitoramento completo, com salas de controle, acionamento e drones. Também teremos câmeras corporais nos agentes. É um investimento para que as pessoas possam brincar em segurança”, explicou o vice-presidente do Galo da Madrugada, Rodrigo Menezes.
É também um momento histórico para o Galo da Madrugada, que pela primeira vez adota uma abordagem focada na sustentabilidade. Em parceria com empresas especializadas, o bloco se tornará carbono zero, compensando suas emissões de carbono por meio de créditos de energia renovável. Além disso, uma parceria com a Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis garantirá o recolhimento e a destinação adequada dos resíduos sólidos gerados durante o desfile. Como por exemplo, alumínio, papel e plástico.
Redação com veículos e assessoria – Foto: Arquivo-Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br