Brasil lança cartilha sobre violência para mulheres que vivem no exterior
Os ministérios das Relações Exteriores e das Mulheres lançaram uma cartilha destinada a brasileiras que vivem no exterior. A publicação reúne orientações e informações sobre formas de identificar e denunciar diferentes tipos de violência contra a mulher . A iniciativa destaca a rede consular como um local seguro para amparo e denúncias, mesmo diante das legislações distintas dos países estrangeiros.
A cartilha define a violência como um “mecanismo de controle da autonomia, da liberdade e dos corpos de meninas e mulheres”, alertando para sua gravidade como violação dos direitos humanos e problema de saúde pública. O documento aborda diversas formas de violência, incluindo física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, descrevendo o ciclo em que a violência frequentemente se manifesta em episódios repetidos.
Além de oferecer informações sobre sinais de relações abusivas e etapas de ciclos violentos, a cartilha destaca a importância do consulado ou embaixada do Brasil como um serviço de apoio e proteção às comunidades brasileiras no exterior. Também fornece orientações sobre como denunciar, incluindo recursos online e contatos telefônicos, e alerta sobre as consequências legais do deslocamento internacional de menores sem autorização, conforme previsto na Convenção de Haia. O material aborda ainda os riscos de golpes pela internet, oferecendo dicas de proteção e contatos de assistência consular. Acesse a cartilha aqui: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/cartilhas/cartilha-mulheres-2024.pdf
Redação com Agencia Brasil e veículos Foto: Reprodução
E-mail: redacao@blogdellas.com.br