Estudo avalia infestação do mosquito Aedes Aegypti em Paulista
O levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), da Secretaria de Saúde do Paulista será concluído nesta sexta-feira (5). São 103 agentes de combate às endemias que percorrem simultaneamente todos os bairros da cidade. O objetivo é realizar uma investigação detalhada sobre a infestação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
O trabalho, que se estende a aproximadamente 6.200 imóveis sorteados, visa não apenas mapear a situação atual, mas também incrementar estratégias de prevenção e controle, tornando-as mais eficazes. “A participação ativa das comunidades recebendo os nossos Agentes de Combate às Endemias é fundamental para o processo. A prevenção e a eliminação dos criadouros dependem de iniciativas individuais e coletivas”, ressalta a médica veterinária e diretora de Vigilância Ambiental, Sílvia Vasco.
O levantamento é uma atividade bimestral, sendo que a escolha dos quarteirões é feita aleatoriamente a cada evento. Esta abordagem permite coletar dados de forma ágil, possibilitando uma análise rápida e eficiente da situação atual.
Redação com assessoria- Foto: divulgação email: redacaoblogdellas.com.br