Com quadro quase definido para o Governo, eleição para o Senado entra na pauta de 2026

Ninguém tem dúvida no meio político de que a eleição para governador em 2026 será disputada entre a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos. A única incerteza é sobre o que fará o PT que lançou no tabuleiro o nome do senador Humberto Costa, podendo jogar em causa própria pelo meio, ou se juntar a um dos dois lados. Diante disso, as conversas e os palpites hoje se referem, entre os atores políticos, à disputa pelo senado. O fato de duas vagas de senador estarem disponíveis daqui a três anos tem levado a um rol enorme de pré-candidatos para todos os gostos e cada passo dado por um é interpretado com fortalecimento ou perda de Raquel ou João.
Hoje são dados como prováveis nomes para o Senado, o próprio senador Humberto Costa (PT), o senador Fernando Dueire(MDB) – que assumiu como suplente de Jarbas Vasconcelos -, o ministro Sílvio Costa Filho(Republicanos), o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho(União Brasil), o ex-prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira(PL) e o deputado federal Eduardo da Fonte (PP). O mutismo político da governadora Raquel Lyra tem embaralhado o quadro no campo governista mas, do lado do prefeito João Campos, hoje os nomes mais prováveis para compor o seu palanque são Miguel Coelho e Silvio Filho. Isto significa que os demais nomes entrarão na disputa pelo palanque de Raquel? Com exceção de Humberto, sim. Eduardo da Fonte, Fernando Dueire e Anderson Ferreira apoiam hoje a governadora.
A inclusão recente dos Coelhos de Petrolina na Prefeitura do Recife foi, segundo uma fonte da direção estadual do PT, “um sintoma de que o prefeito escolheu a sua chapa”. Adianta que a presença do ministro Silvio Filho no ato de apoio de Miguel a João Campos, e a revelação feita no evento pelo prefeito do Recife e por Miguel de que foi Sílvio que aproximou os dois, “deixou claro o jogo dos três”. Esse dirigente petista chegou a conversar com Humberto sobre a possibilidade de ter se fechado o cerco sobre o senado no palanque de João Campos. Outra fonte petista afirmou a este blog que os acenos recentes feitos à governadora pela bancada do PT na Alepe respondem a essa realidade que começa a ser precificada. “Humberto pode ser candidato a governador mas também a senador e o PT quer elegê-lo. Se não for possível em aliança com o PSB pode ser em aliança com Raquel, sem problema”.
Humberto reforça esse discurso
Este final de semana, em entrevista ao portal Leiajá, o senador Humberto Costa se referiu à eleição de 2024 no Recife adiantando que o natural seria o PT se aliar a João Campos, reproduzindo a aliança nacional, mas pontuou que “o PT, pela sua força política, quer ter protagonismo. Agora, se esse protagonismo não for reconhecido, aí o partido também tem condição de disputa com uma candidatura própria”. Nesse caso sustentou a hipótese de uma possível aliança com a oposição : “se o PT lançar uma candidatura e alguém quiser apoiar, inclusive a própria governadora, não haverá impedimento para que isso ocorra”.
O “L” de Gadelha
O deputado federal Túlio Gadelha divulgou mensagem em seu instagran este final de semana, elogiando o presidente Lula pela operação de repatriação de brasileiros em Israel. “Enquanto o presidente Lula trouxe, sem cobrar, 4 aviões lotados de cidadãos brasileiros que estavam em Israel, o Reino Unido anuncia que está cobrando R$ 1.800,00 para tirar cidadãos britânicos daquele país. Por isso fiz o “L”, concluiu.
Múcio cumpriu a promessa
Este domingo, o Governo Federal anunciou que 900 cidadãos brasileiros já foram repatriados de Israel. Esta informação havia sido adiantada na semana passada pelo ministro da defesa, José Múcio, tão logo aterrissou no Brasil o primeiro dos quatro aviões usados até agora na operação retirada. Múcio, um dos coordenadores do processo de repatriação, mostrou que está, realmente, pelo dentro da situação ao lado do Itamarati.
Mortos já passam de 4 mil
Em oito dias de Guerra entre Israel e Hamas, 4 mil pessoas já foram mortas. Ontem, autoridades israelitas e palestinas confirmaram 2.600 mortos em Gaza e 1.400 em Israel. A tendência é que os mortos em Gaza cresçam exponencialmente a partir do início desta semana, quando Israel promete atacar o Hamas por ar, terra e mar.
Silvio e Raquel
Esta segunda-feira a governadora Raquel Lyra e o ministro dos portos e aeroportos, Sílvio Costa Filho, se encontram pela manhã no Porto de Suape. Na ocasião ambos assinam a autorização para implantação de um novo terminal de contêineres naquela Complexo Industrial Portuário. O investimento inicial é de R$ 1,6 bilhão..
Pergunta que não quer calar: Humberto vai ser senador de João Campos ou de Raquel ?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br – terezinhanunescosta@gmail.com