Escolas particulares terão reajuste médio de 9% em 2024

 

As mensalidades das escolas particulares vão aumentar, em média, 9% em 2024, de acordo com estudo do Melhor Escola, buscador de escolas no Brasil. Ao todo, 979 escolas de todos os estados, menos Roraima e Tocantins, responderam ao questionário. Há instituições que manterão o mesmo valor e há reajustes que chegam a 35% em relação ao cobrado este ano. Não existe, por lei, um limite máximo para o aumento do custo das escolas particular segundo a Lei 9.870/1999, mas as escolas devem justificar os aumentos e em planilha, mesmo quando essa variação resulte da introdução de aprimoramentos no processo didático-pedagógico.“Apesar de causar estranheza o reajuste ser maior que a inflação, isso é natural, por conta da lógica do reajuste, que prevê tanto o reajuste inflacionário quanto o nível de investimento que escola fez ao ano”, explica o sócio-fundador do Melhor Escola, Sergio Andrade. Segundo Andrade“estamos saindo de um evento disruptivo, que foi a pandemia. É natural que o nível de investimento varie mais do que em um contexto mais estável de mercado”.No reajuste são levados em consideração índices como o Índice de Preços no Consumidor (IPCA) e o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). Considera-se os acordos firmados com os sindicatos e os reajustes tanto para os professores quanto para os demais funcionários, além dos investimentos feitos nas instituições .Com base nesses e em outros dados, como a expectativa de estudantes matriculados, estabelece-se o valor da anuidade, que não pode ser alterado ao longo de todo o ano letivo.

 

Defesa do consumidor

 

 

Segundo orientações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o fato de não existir um valor máximo para o reajuste da mensalidade não impede de se contestar o aumento. A orientação é para que os consumidores contestem caso considerem os reajustes abusivos.“As escolas particulares e as faculdades têm que justificar o reajuste, têm que apresentar publicamente para o aluno e para a comunidade escolar uma planilha com o aumento da despesa. Não pode reajustar para ter mais lucro, tem que mostrar que teve aumento proporcional a despesa”, alerta o diretor de Relações Institucionais do Idec, Igor Britto.O Idec aconselha que os responsáveis tentem uma resolução amigável. Podem também procurar entidades de defesa do consumidor, como o Procon, autarquia de proteção e defesa do consumidor. “Caso sejam lesados, podem procurar o Procon. Já há no Brasil todo uma rotina de notificar a escola ou faculdade a apresentar sua planilha que, por lei, são obrigadas a apresentar”.

 

Senac PE com curso de micropigmentação de sobrancelhas

 

 

A micropigmentação de sobrancelhas é uma boa e prática opção para pessoas que querem economizar tempo na maquiagem diária, ter sobrancelhas bem definidas ou corrigir falhas. No entanto, é essencial escolher um profissional qualificado e experiente para realizar o procedimento, sendo uma formação muito promissora no mercado atual de beleza. Pensando nisso, o Senac, no Recife, abriu inscrições para o curso Micropigmentação: Técnicas de Sombreamento em Sobrancelhas, previsto para iniciar nesta quarta-feira (27). Para se inscrever, basta acessar o site https://www.pe.senac.br/cursos-2/. Destinado a estudantes e profissionais que desejam aprimorar suas competências na área de embelezamento do olhar, o curso será realizado até o dia 13 de outubro, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para participar do curso, o aluno precisa ter conhecimento prévio em design de sobrancelhas. Durante as aulas, serão abordados temas como: tipos de pele e pelo; produtos, instrumentos e equipamentos específicos para a micropigmentação; utilização do visagismo de acordo com a geometria facial; tipos de pigmentos (orgânicos e inorgânicos), suas características e composição química; e noções de biossegurança voltada à micropigmentação de sobrancelhas (sombreamento). Ainda durante o curso, os alunos serão treinados quanto às principais técnicas de micropigmentação de sobrancelhas, bem como suas indicações e contraindicações, respeitando todos os protocolos deste segmento.

 

Mais1.Café realiza Festival Nacional

 

 

A Mais1.Café, uma das maiores redes de cafeterias do Brasil, promove a 5ª edição do Festival Nacional de Café, ação que acontece nos dias 28, 29 e 30 de setembro, com mais de 20 opções de bebidas feitas a partir de grãos da categoria especial com blend exclusivo da Mais1.Café, com valor especial de R$ 9,90 cada, sem limite de compra por pessoa. Conhecida pelo modelo ‘to go’, que visa otimizar a experiência do cliente com atendimento totalmente digitalizado, a franquia oferece os sabores que todo mundo ama, em versões quentes e geladas, como os tradicionais Espresso e Coado, mas também expande a experiência para combinações pra lá de irresistíveis, tais como: Machiatto, Moccha, Super Moccha, Bayles & Coffee, Super Cappuccinos KitKat, Nutella e Galak/Negresco, Sensação, Ovomaltine, Caramel e muito mais. Como acompanhamento para as bebidas, a Mais1.Café possui opções de doces e salgados importados da Europa e da América Latina para harmonizar sabores a todos os gostos. Entre as opções, estão donuts importados da Polônia, empanada argentina, pastel de belém – seguindo a receita original de Portugal e, claro, não pode faltar o inconfundível pão de queijo mineiro, que é a cara do brasileiro.

O evento já faz parte do calendário da franquia há três anos consecutivos, que busca conquistar os consumidores com produtos de alta qualidade e preço acessível em todas as regiões do Brasil. “O Festival Nacional do Café já é um sucesso nas lojas. Seja para quem já é cliente, que aproveita a oportunidade para experimentar novos sabores ou para quem entra na loja pela primeira vez, que encontra diversas opções para saborear”, comenta Gare Marques, co-fundador e diretor de marketing da Mais1.Café. A quinta edição do evento ocorre em todas as unidades da franquia. No site ou nas redes sociais da marca é possível conferir os endereços e horários da loja mais próxima.

 


Instituto Constelação ganha nova sede

 


O Instituto Constelação, organização sem fins lucrativos que atende a crianças e adolescentes em extrema pobreza, está de sede nova. Antigamente estabelecida no bairro da Boa Vista, a organização agora está localizada no bairro do Pina, na Rua Eurico Vitrúvio. A mudança se deu em parceria com o Procriu, instituição local que conduz o Projeto Criança Urgente e parceira do Instituto Constelação desde o início.O IC entende que a grande vantagem de sua nova sede é exatamente a localização. “Agora estamos dentro da comunidade e com isso diminuimos deslocamentos ganhamos bastante em tempo de atendimento. Estar mais perto das famílias só ajuda o nosso trabalho”, enfatiza José Aécio Fernandes Vieira Filho, presidente do Instituto Constelação.Nas dependências do Instituto, no horário oposto ao escolar, são realizadas aulas de português, matemática e atendimento psicológico, entre outras atividades para as crianças e adolescentes atendidos. Além disso, a organização entrega cestas básicas para as famílias e oferece transporte escolar gratuito, ações de educação e esportes, atividades de lazer, passeios culturais, etc. Instituto Constelação – O Instituto Constelação é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP que oferece atendimento exclusivamente a crianças e adolescentes em situação de extrema pobreza, visando proporcionar saúde, educação, esportes e lazer.Para isso o Instituto Constelação aplica uma metodologia de monitoramento individual de suas crianças, de modo a garantir que as mesmas evoluam em sua educação e em seu convívio social.O IC garante que todas as crianças e adolescentes beneficiados estejam inseridos na rede pública de ensino e, no horário oposto ao escolar por meio de uma rede de parceiros, oferece outros benefícios.

 

Empresas precisam priorizar a cibersegurança

 


Através da Resolução 304, o Banco Central do Brasil (BACEN) determinou que os Conselhos de Administração das empresas financeiras possuam conhecimentos especializados e dominem o tema de cibersegurança. “Essa decisão exige que as empresas privadas compreendam e apliquem os princípios e melhores práticas de segurança da informação e cibernética. Ela destaca a relevância da segurança digital na conjuntura atual, visando a proteção dos clientes, acionistas e do setor como um todo”, destaca Felipe Ferraz, doutor em ciência da computação e expert em cibersegurança.No dia a dia, as empresas precisam se aprofundar em tópicos como: governança corporativa, riscos corporativos, risco legal, risco de crédito, risco de liquidez, risco de negócio, risco operacional, continuidade de negócios e segurança da informação e cibernética. “O setor corporativo deve colocar a segurança das informações no topo de suas prioridades, dada sua relevância na mitigação de ameaças e prevenção de prejuízos no ambiente digital.”, conclui o consultor Felipe Ferraz.

 

 

Olinda terá um mês de competições esportivas

 


A Prefeitura de Olinda lançou neste último sábado (23.09), um projeto para estimular a prática de esportes na cidade, na Vila Olímpica de Rio Doce. Trata-se do Olinda Praticando Esportes, voltado para crianças a partir dos nove anos até pessoas com 60 anos. A previsão é de atender mais de 1.800 atletas em diversas modalidades. No evento foram entregues os kits aos atletas participantes. O material é formado por boné, camisa e uma garrafa squeeze. Alunos de artes marciais e percussão vão se apresentar.O projeto consiste em competições de diversas modalidades, tanto nas quadras (futsal, vôlei e basquete), quanto na praia. As disputas começam na próxima semana, com extensão para o mês de outubro na Vila Olímpica, Alto da Conquista, orla de Bairro Novo e Rio Doce. Quem quiser participar pode fazer a inscrição na Vila Olímpica. A divisão das equipes é feita por faixa etária eos participantes receberão medalhas. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Esportes e Juventude.

 


Alto da Conquista recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti

 


A Prefeitura de Olinda, por meio da Vigilância Ambiental, realizou mais uma edição do Mutirão de Enfrentamento às Arboviroses. A ação aconteceu nesta sexta-22, no Alto da Conquista, percorrendo as principais vias da comunidade. A atividade tem por objetivo visitar as residências e promover uma ação educativa e de fiscalização para o enfrentamento ao Aedes aegypti. O mosquito é transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, dentre outras arboviroses.Os agentes percorreram as ruas e visitaram imóveis. “O objetivo da ação é promover a prevenção e prestar orientações para o enfrentamento às arboviroses e outros agentes nocivos à saúde da população, como animais peçonhentos e roedores”, afirma a supervisora geral Elaine Advíncula.A ação teve a participação de supervisores e agentes de controle de endemias da força-tarefa, totalizando 16 profissionais.

 

Olimpíadas dos Comerciários no Grande Recife

 

 

Os trabalhadores do comércio se preparam para mais uma edição das Olimpíadas dos Comerciários, que acontece anualmente nas unidades do Sesc, e conta com atividades esportivas em diversas modalidades . Os jogos nas unidades de Goiana, na Zona da Mata Norte, desde este último domingo e RMR, a partir da próximo 28 e 2 de outubro . “A finalidade é promover o intercâmbio social e desportivo entre os comerciários, levando em consideração a importância dessa integração através do esporte”, comenta Fabrício Alves, professor de esportes do Sesc Ler Goiana. As disputas serão em seu complexo esportivo, com abertura às 13h. Serão 5 modalidades, nas categorias masculino e feminino, incluindo futsal, futebol 7, voleibol misto, desafio Cross e natação. Os mais bem colocados em cada categoria receberão troféu e medalhas que terá suas finais em 15 de outubro.

Durante a semana, os jogos serão a partir das 19h, com entrada gratuita e aberta ao público. Para participar é preciso estar com as suas credenciais atualizadas, e que um representante da empresa compareça a Central de Relacionamento. A unidade de Santa Rita terá torneio de dominó a partir das 18h, dias 28 e 29 próximos, retornando no dia 1 de outubro, das 8h às 13h, para as disputas de atletismo, que incluem salto (100m), salto à distância e revezamento. As inscrições são na Central de Atendimento da unidade, e o público pode acompanhar as competições com entrada gratuita. Em Casa Amarela serão na quadra poliesportiva e no parque aquático , nas modalidades voleibol, sempre às terças e quintas, das 18h às 20h, e natação, apenas dia 29, das 8h às 10h. Os três primeiros colocados receberão medalhas de ouro, prata e bronze . Para participar, as empresas deverão enviar a ficha de inscrição com a relação dos funcionários até o dia 11 de outubro. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar