Pernambuco faz primeira eleição suplementar proporcional por fraude à cota feminina
O Tribunal Regional Eleitoral, que vem agindo com rigor no cambate às fraudes na cota de gênero, já tendo cassado bancadas inteiras de vereadores, convocou para o próximo domingo, 3 de setembro, eleições suplementares no município de Tacaimbó, no agreste, para o preenchimento das 9 vagas de vareadores na Câmara Municipal.
Isso aconteceu porque, ao contrário de outros municípios onde vereadores foram cassados mas em número inferior à maioria da Câmara, em Tacambó a cassação atingiu 5 dos nove vereadores eleitos em 2020 – toda bancada do PSB e PT – provocando a anulação de mais de metade dos votos válidos. Neste caso, a lei determina a realização de uma nova eleição para toda a Câmara.
Se inscreveram para a disputa 26 candidatos. Os nove eleitos cumprirão os mandatos até o final de 2024. Tacaimbó tem 10.414 eleitores cadastrados e contará com 25 seções eleitorais para votação das 8 às 17 horas. As fraudes aconteceram ao ser comprovado pela justiça que os partidos citados inscreveram candidaturas laranjas de mulheres que nem campanha fizeram. Algumas votaram em outros candidatos.
Redação blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail redacao@blogdellas.com.br