Notícias

Raquel lança o Juntos pela Segurança, faz vários anúncios e convoca população para o debate

Ao lançar esta segunda-feira o programa Juntos pela Segurança, a governadora Raquel Lyra presidiu um evento que lotou dentro e fora o Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, e foi carregada de simbolismos para quem deseja, como prometeu, “fazer Pernambuco voltar a ser uma referência de segurança no Brasil”, espaço que, segundo ela, perdemos nos últimos oito anos. Além de ter prometido investir na área mais do que historicamente se fez, a governadora foi recebida por centenas policiais civis, da área penal, que a ovacionaram; passou por um corredor de veículos novos para a PM e Corpo de Bombeiros; anunciou a criação de uma Secretaria do Sistema Penitenciário; a nomeação de policiais penais e a abertura imediata de concurso para 2.400 praças e 300 oficiais da PM, 45 delegados, 250 agentes de Policia e 150 escrivães. Também vários concursos para o Corpo de Bombeiros.

– Se ela for tão boa executando essa política como foi no seu planejamento, vai se sair bem”- afirmou um deputado estadual de linha independente na Assembléia. A Alepe compareceu em peso, inclusive com membros importantes da bancada de oposição, e o presidente Álvaro Porto falou com entusiasmo e prometeu ajuda “no que for necessário”. O Teatro teve suas cadeiras quase totalmente ocupadas por policiais militares que, diversas vezes, interromperam, com aplausos, a fala da delegada e secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, à qual coube citar, um a um, progressos na área de segurança desde o início ano – falou do carnaval e São João com pouquíssimos incidentes – e o que está sendo feito a partir de agora como a renovação de 50% da frota das Polícias até o final do ano.

A governadora fez um apelo aos membros de todos os poderes presentes no evento, as polícias e a população em geral para que, nos próximos 60 dias, participe do debate que vai ser realizado para o estabelecimento de metas no projeto apresentado. Só então ela afirmou que vai existir o “Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social “que terá como objetivo “a promoção da segurança e a redução da violência”. O Governo parece que, até agora, pensou em tudo nessa área, inclusive no investimento de R$ 25 milhões na instalação de lâmpadas de LED nas áreas de maior índice de violência nos municípios. O programa vai se chamar “Ilumina PE”.

Para não fugir a comparações com o Governo anterior, além da governadora ter dito que Pernambuco perdeu seu protagonismo na segurança nos últimos oito anos (Governo Paulo Câmara), o secretário de planejamento Fabrício Marques Santos, mostrou um panorama da área nos últimos anos e disse que os 3.425 assassinatos de 2022, corresponderam mais ou menos aos mesmos números dos quatro anos anteriores. Raquel, porém, fez uma ponderação quando lembrou que os policiais ali presentes trabalharam em outras administrações, pontuando “estamos iniciando um novo ciclo. Estamos começando de novo mas não abandonaremos o que aconteceu lá atrás”.

Redação blogdellas – Foto: O Globo/Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *