Senac com cursos de capacitação para cuidadores de idosos
O envelhecimento populacional tem sido uma realidade cada vez mais presente no Brasil. Entre 2012 e 2022, a presença das pessoas com 60 anos ou mais na população do país subiu de 11,3% para 15,1%, segundo o IBGE. Com o aumento da expectativa de vida, vem a necessidade de profissionais capacitados para prestar assistência adequada aos idosos. Com isso, o Senac PE está com inscrições abertas para cursos na área. Com carga horária de 36 horas, o curso Assistência de Enfermagem em Saúde do Idoso será de 24 de julho a 11 de agosto, com aulas nas segundas, quartas e sextas, das 13h às 17h. O objetivo é a capacitação dos profissionais de enfermagem com conhecimentos sobre as principais alterações fisiológicas e patológicas inerentes ao envelhecimento, visando uma assistência adequada e respeitosa aos idosos. Já o curso Cuidador de Idoso terá início no dia 4 de setembro e seguirá até 23 de novembro, com aulas de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30. Com carga horária de 160 horas, o curso tem foco na capacitação dos cuidadores de idosos, desenvolvendo habilidades e conhecimentos necessários para assistência integral às pessoas com 60 anos ou mais Inscrições: sitenwww.pe.senac.br/cursos-2/. As aulas serão ministradas na unidade do Senac Recife, na Av. Visconde de Suassuna, 500- Santo Amaro. Informações : (81) 3413-6723 / 6722 / 6651.
Norma da Receita Federal pode impulsionar o teletrabalho
A atividade em home office foi adotada por muitas empresas durante à situação pandêmica, provocada pelo Covid-19, mas, com o passar do tempo, algumas empresas voltaram ao modo presencial ou optaram pelo híbrido. Em março deste ano, a Receita Federal, a partir do estabelecimento em Norma (Solução de Consulta 87 – Cosit), passou a considerar que as despesas com teletrabalho, realizadas por empregados, poderão ser deduzidas no recolhimento do Imposto de Renda da pessoa jurídica, no momento do pagamento da tributação, desde que tenham comprovação hábil e idônea, podendo ser deduzidos valores relacionados à internet e ao consumo de energia elétrica. Embora a medida estimule a contratação de recursos humanos para a modalidade, as empresas já possuíam outras compensações com a redução dos custos de transporte do colaborador, custos com consumo de água, café, papel higiênico, despesas administrativas, que podem ser significativas na totalização dos gastos mensais. Dependendo da dimensão da organização, empresa, o custo com o teletrabalho pode ser bem menor que o presencial. De acordo com a economista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Lytiene Rodrigues Cunha, a norma irá beneficiar os empregadores. “A norma da Receita Federal é positiva, trata-se de um regime que foi previsto incialmente para pessoa física e agora encontra-se estabelecido para pessoa jurídica. As empresas são beneficiadas, porque terão uma dedução do Imposto de Renda recolhido mensalmente e, de certa forma, implica na redução dos gastos que já eram realizados, mas não eram computados para esse fim”.
Premiação Nacional: Shopping Difusora ganha troféu de prata
O Natal do Shopping Difusora, em Caruaru, foi premiado pela Associação Brasileira de Shopping Center, a Abrasce. Competindo com shoppings de todo o país, o Difusora inovou com a campanha “Presentes de Natal” trazendo os personagens mágicos interagindo com os clientes em jogo inédito de realidade virtual. O mall levou o troféu de prata. “Foi um projeto construído a quatro mãos, a equipe de marketing tinha a ideia da criação dos personagens para contar a história dos Presentes de Natal. Todo conceito de Gélido, Clara e Duende (estética, história individual e persona) foram criados pela equipe do shopping. Já a ideia do jogo, veio da nossa parceria com a TV Asa Branca, que nos ajudou na adaptação da história para a realidade virtual” explica Renata Almeida, gerente de marketing do Difusora. Além da experiência, onde os clientes puderam interagir nos corredores com os personagens, também levando para casa miniatura dos bonecos. “O uso da tecnologia foi muito positivo, proporcionando uma linda história e trazendo o melhor do natal,” completa Renata. O Shopping concorreu com outros malls de São Paulo, Rio, Porto Alegre, e o resultado foi terça última (27), em São Paulo. Realizado pela Abrasce, o prêmio reconhece os projetos inovadores desenvolvidos por shoppings brasileiros nas áreas de transformação social, ambiental e econômica.
Paulista X Nova sede da Fecomércio
Para articular e atender as demandas nos segmentos de empreendedorismo e profissionalização de estudantes, inclusão de pessoas idosas ou com limitações físicas e mentais e da comunidade GLBTQIA+, que visem oportunidades de emprego, como também para fortalecer o combate ao trabalho infantil, a gestão municipal de Paulista participou, nesta terça-feira (27.06), da inauguração da nova sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio), na avenida Visconde Suassuna, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Na pauta, foram realizadas as tratativas de articulação, por parte da gestão , com a presidência da entidade empresarial, para elaboração de parcerias de apoio da instituição a de projetos promovidos e fomentados pela Prefeitura. Após o encerramento da cerimônia de inauguração, em encontro de relacionamento institucional com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, o presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto, destacou a vanguarda que a cidade está demonstrando como principal exemplo de crescimento econômico e de expansão e atração de investimento do Litoral Norte.
“É uma alegria receber neste evento os principais representantes do setor empresarial do estado, como da mesma forma, receber os representantes do setor econômico das gestões municipais de Pernambuco. Nós, através do sistema Fecomércio, Sesc/Senac, trabalhamos no ano de 2022 com mais de 125 municípios. Estamos com bastante otimismo para concretizar ações conjuntas com Paulista, para capacitar jovens nos diversos setores da economia e, na parte social, atender as iniciativas em prol da população que necessite de mais cuidado e atenção”, frisou Peixoto. “Momentos como esse permitem que demos o pontapé inicial para que parcerias se transformem em realidade. Estamos articulando entendimentos que culminem em apoios do setor privado que tem a expertise e a excelência do saber fazer e realizar. Nos próximos dias, teremos uma agenda aprofundada para apresentar nossas ideias e projetos à Fecomércio”, disse o secretário Raimundo Lopes. Ainda sobre o trabalho de captação de oportunidades para parcerias institucionais, a gestão municipal iniciou tratativas com o diretor geral da Globo Nordeste, Iuri Maia Leite, presente na cerimônia, no sentido de apoio às iniciativas e projetos da Prefeitura nas áreas ressaltadas. “O município de Paulista já é um parceiro comercial da emissora, anunciando eventos de grande porte cultural e econômico como o “Vamos Paulistar 2023”. Isso é muito importante para a empresa. Vamos receber a instituição Prefeitura em nossa sede para ouvir deles as iniciativas nas quais possamos desenvolver parcerias de apoio a projetos”, expressou Maia Leite.
Clima frio favorece surgimento de doenças respiratórias
O inverno, com as temperaturas baixas, pode trazer tosses, espirros e coriza. O frio é o clima ideal para a disseminação dos vírus que afetam as vias respiratórias, causando infecções como rinite, bronquite, asma, bronquiolite, sinusite, pneumonia, otite, gripes e resfriados, merecendo maior atenção, principalmente por pessoas alérgicas. De acordo com a OMS, as alergias atingem 30% da população mundial e, segundo especialistas, até o final do século, pelo menos metade dos brasileiros irão sofrer algum tipo de alergia. Ana Fraga, especialista em fisioterapia respiratória, explica que o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar são fatores que contribuem para o aumento das alergias respiratórias devido à alta concentração de poluentes na atmosfera, reduzindo os mecanismos de defesa do organismo, ocasionando o aparecimento de doenças respiratórias. A docente do curso de Fisioterapia da Estácio destaca que o ar frio atua como irritante das vias aéreas, o que ocasiona sintomas alérgicos, como a falta de ar e a coriza. Além disso, existe uma maior circulação de vírus como os da gripe e do resfriado, que influenciam no aumento de doenças do aparelho respiratório. “Quando as vias respiratórias são atingidas por um ar mais seco e frio há uma piora que reduz a produção de muco eliminado pelas glândulas das vias aéreas, na qual existem enzimas e anticorpos protetores. O transporte do muco das vias aéreas inferiores para as superiores fica comprometido e faz com que as doenças respiratórias se proliferem com facilidade”, analisa a profissional.
Segundo a professora, o que favorece a disseminação das doenças é o comportamento que as pessoas adotam no inverno, quando ficam mais tempo em ambientes fechados, com pouca ventilação. A fisioterapeuta observa que atitudes simples podem fazer toda diferença na prevenção contra vírus e bactérias que afetam as vias respiratórias, como manter o ambiente arejado; lavar as mãos com frequência; cobrir a face ao espirrar ou tossir; beber bastante líquido; controlar a umidade relativa do ar; acima de 50%; fazer uso das vacinas como prevenção; evitar o fumo; o contato com pessoas gripadas; ambientes com poeira, fumaça; evitar a respiração pela boca. O correto é respirar pelo nariz e soltar o ar pela boca; edredons, cobertores, lençóis e afins devem ficar expostos ao sol; a alimentação deve se balanceada, como sopas e caldos ricos em legumes e verduras, frutas com vitamina C; evitar ar condicionado; utilização de soro fisiológico sempre que sentir as vias aéreas irritadas; prática de atividades físicas na água como natação ou hidroginástica, usar umidificador, caso necessário; dormir bem…“A fisioterapia respiratória se faz necessária na prevenção, na reabilitação das patologias acima citadas, entre outras. No mundo atual temos a ciência de que o cuidado antecipado (prevenção) com a saúde, evita uma série de patologias e, dessa forma, evita tratamentos prolongados. Fazer fisioterapia ou atividade física diminui os riscos das patologias respiratórias e auxilia na melhora da qualidade de vida”, diz a fisioterapeuta. “O uso de máscaras ainda continua sendo importante em locais fechados. Que saibamos não restringir as máscaras apenas para o covid.
Usina Petribu vence processo de violação de marca
A usina pernambucana Petribu SA, conhecida por sua longa tradição na produção de derivados da cana-de-açúcar, obteve uma vitória significativa na Justiça Federal do Rio de Janeiro. A empresa entrou com uma ação contra o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o Posto Solar Ltda, com o objetivo de declarar a nulidade do registro da marca “PETRIBÚ” concedido ao posto de combustível. A Petribu alegou que o registro violava a Lei de Propriedade Industrial, pois poderia gerar confusão ou associação com suas marcas anteriores, relacionadas a produtos como álcool e açúcar. A empresa argumentou que o Posto Solar agiu de má-fé ao obter o registro, uma vez que tinha conhecimento da marca, já tendo comprado álcool da Usina. O juiz da 25ª Vara Federal do Rio, Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, já tinha deferido uma tutela de urgência suspendendo os efeitos do registro da marca e determinando que o Posto Solar cessasse imediatamente o uso da mesma. Tanto o Posto Solar quanto o INPI apresentaram contestações, porém, a área técnica do INPI concluiu que a ação movida pela Petribu era procedente. Como consequência, veio o julgamento do processo com sentença favorável à Usina.A Petribu é uma empresa familiar com um legado de gerações no setor sucroalcooleiro. Ao longo dos anos, registrou marcas junto ao INPI, todas contendo o nome “PETRIBÚ”, como forma de proteger seu ativo intangível. Mas descobriu que o Posto Solar Ltda, estava utilizando indevidamente a marca “PETRIBÚ” em produtos. Mesmo após a apreensão de produtos falsificados e o indiciamento do proprietário por crime contra as relações de consumo, a empresa registrou a marca junto ao INPI. A Petribu argumentou que esse registro concedido ao Posto Solar era nulo devido à violação de dispositivos da Lei de Propriedade Industrial.
Para Gustavo Escobar, sócio da Escobar Advocacia da Usina Petribu, “A sentença é importante pois é um precedente que acolheu a nulidade do registro da marca por diversos motivos que estão previsto na lei, dentre os quais: violação ao registro anterior, proteção do sobrenome da família, conhecimento inequívoco da marca pela ré, além de violação ao nome empresarial da Usina. ”A decisão resulta na anulação definitiva do registro concedido ao Posto e assegura o direito de exclusividade da marca “PETRIBÚ”. “Essa vitória reforça a importância da proteção dos direitos de propriedade intelectual, tal qual o registro das marcas, evidenciando que tanto o INPI como a Justiça estão atentos ao tema, aplicando energicamente e legislação em casos de violação. Para isso, é fundamental que todas as empresas façam a sua parte e registrem seus ativos intangíveis”, esclarece o advogado. “Uma marca sem registro é vulnerável e pode representar riscos financeiros graves caso seja registrada por outra empresa”, finaliza Escobar.
Redação com assessorias e veículos – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br