Raquel ajuda a fazer grande São João no estado e aproveita para colher os louros

A governadora Raquel Lyra se revelou uma grande festeira nessas festas juninas. Com sua administração ainda engatinhando em várias áreas e sabedora do que representa para a população este período do ano, ela mostrou-se uma exímia marqueteira. Ajudou no que pode os municípios, após amargar, como prefeita, o desdém do governo Paulo Câmara com Caruaru, apostou na propaganda para atrair turistas e o resultado é que há muito tempo não se via tanta gente se deslocando para o interior nesse período. Mesmo triplicada na saída do Recife a BR-232 recebeu número recorde de veículos, os hotéis lotaram e o Pátio do Forró caruarense registrou seguidos recordes de público.

Como prometera ao prefeito Simão Durando ela foi a Petrolina, que faz o segundo maior e mais animado São João estadual, e para o qual destinou R$ 1 milhão quando fazia 8 anos que o estado não ajudava o município. De lá foi a Araripina e nos dois municípios sertanejos conseguiu juntar até políticos com os quais estava se mantendo distante como a família Coelho, em Petrolina. Cuidou de reservar espaço em sua agenda para, separadamente, ser recebida pelo prefeito e pelos Coelhos e, em outro momento, pelo ex-deputado federal Guilherme Coelho ( adversário político do restante da família) e a secretária e suplente de deputada estadual Lucinha Lins.

Em Araripina visitou a ex-deputada estadual Roberta Arraes, do PP, partido que é base governista na Assembléia, e, em seguida, posou ao lado do prefeito Raimundo Pimentel e da deputada estadual Socorro Pimentel (União Brasil). Roberta e Socorro apoiam o governo mas são adversárias políticas notórias no Araripe. Se as festas juninas levantaram o ânimo da governadora e aumentaram sua presença nas redes sociais, vem mais pela frente. Julho está chegando com a Fenearte, que foi ampliada, e o Festival de Inverno de Pernambuco, um produto novo mas que vai dar realce especial ao FIG (Festival de Inverno de Garanhuns), e, em seguida, em eventos culturais em outros municípios frios como Taquaritinga e Triunfo.

Cultura e Turismo como destaque

Para quem esperava que a administração Raquel Lyra ficasse marcada por outras áreas, na verdade, o realce está vindo através das áreas de Cultura e Turismo. No carnaval foi cedo para atuar e os louros ficaram mesmo com o prefeito do Recife, João Campos, restando ao estado mostrar presença na área de segurança. Já na Semana Santa o Governo mostrou trabalho e aumentou o turismo. Agora nas festas juninas, embora os números ainda não sejam conhecidos, pelo ânimo da rede hoteleira e dos comerciantes do interior já é possível prever alguns recordes de ocupação e de presença do povo nas ruas.

Roda Viva

Por sinal, a governadora vai estar esta segunda às 22 horas no programa Roda Viva, um dos mais famosos do país, exibido pela TV Cultura e comandado pela jornalista Vera Magalhães. No texto que distribuiu sobre Raquel , Vera diz que ela é uma das duas mulheres governadoras – a outra é Fátima Bezerra do Rio Grande do Norte – e aponta problemas nas áreas de educação, com movimento dos professores, na área política e na de segurança.

São João Católico

A idéia do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, de introduzir uma noite de música católica nas festas juninas da cidade revelou-se um sucesso. A principal atração da noite, o frei Gilson, que faz enorme sucesso entre os jovens, lotou o Pátio do Forró e as redes sociais. Enquanto ela se apresentava 375 mil pessoas o acompanhavam online pelo instagran. Além disso o frei postou vídeos no instagran exaltando o São João caruaruense.

Priscila entre governadores

Raquel, que anda muito com Priscila, desde que foram eleitas, pelo visto vai começar a dividir com ela sua agenda que anda muito lotada. Na semana passada deu à vice a tarefa de participar de reunião de governadores sobre a Reforma Tributária, em Brasília. Priscila trocou figurinhas com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que ficou a seu lado no encontro.

Pergunta que não quer calar: esta terça-feira os deputados estaduais aprovarão, finalmente, o projeto de aplicação do piso salarial para 28.600 professores do estado?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar