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De mulher pra mulher, empresa Nordeste Marketing é referência no mercado regional

Você já esteve em um supermercado e foi procurado(a) por moças gentis que lhe oferecem produtos para degustação? Certamente que sim. Esta é uma das formas mais utilizadas por indústrias e varejistas hoje em dia para analisar o comportamento dos consumidores e potencializar suas estratégias de venda. Ganham com isso produtores e consumidores. Esses, em especial, porque têm oportunidade de dar sua opinião sobre algo que vai ser ou já está lançado nas prateleiras à sua volta. Essa estratégia chama-se “trade marketing”.

Pernambuco sedia uma empresa que é referência no Nordeste na prestação desse serviço, a Nordeste Marketing, conduzida por duas mulheres: Agatha Lima, especialista em propaganda, marketing e branding e Manuela Gentil, especialista em planejamento, gestão organizacional e branding. Mas a presença das mulheres não fica restrita à direção da empresa : 95% das pessoas que atuam nos chamados “pontos de venda” (PDV) são mulheres. Isso confirma a tese de que o trade marketing vem abrindo mercado, cada vez maior, para o público feminino através de promotoras de vendas, que têm aí uma grande oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

Estudo da FGV concluiu que 51,56% das mulheres brasileiras em idade de trabalhar estavam ocupadas em 2021, enquanto o percentual de homens chegava a 70%, o que demonstra a necessidade de criar mais mercado para o público feminino. Agatha Lima diz que a Nordeste Marketing vem cumprindo seu papel e festeja o fato de 90% das promotoras de vendas contratadas serem casadas: “são números que nos alegram muito. É preciso garantir a autonomia e o emponderamento delas. É algo positivo para uma categoria que vive em busca de igualdade no mercado de trabalho” – pontua.

A Nordeste Marketing cresceu 100% entre os anos de 2006 e 2022 em número de clientes que desejam executar o trade marketing com suas marcas, segundo Manuela Gentil. Ela destaca que “o retorno de dados proporcionado pelo sistema enriquece muito os grupos varejistas e industriais. Essa percepção – afirma – tem levado essas empresas a buscarem mais ações de ponta, levando em conta o custo-benefício. O investimento é baixo em relação ao retorno de vendas e obtenção de dados. A gente sabe disso na prática diante do nosso crescimento na promoção de ações nos últimos anos”.

Ela ressalta que quem usa trade marketing está à frente dos concorrentes pois “estreita o relacionamento com o consumidor, dá ao cliente oportunidade de provar o produto antes de comprar, aumenta a previsibilidade sobre o cliente final, amplia o ticket médio e muito mais. Os nossos clientes tem atestado isso”. Para que uma ação de trade marketing seja efetiva e eficaz e traga o retorno esperado, é essencial um bom planejamento e uma continuidade e constância das ações nos pontos de venda.

Bom para as mulheres que estão nesse mercado, quer conduzindo empresas, quer na função de promotoras.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

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